metropoles.com

Reforço em número de ônibus é questionado por passageiros do Rio

Acordo entre Prefeitura, empresários e Ministério Público entrou em vigor no início do mês, mas passageiros ainda têm reclamações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Rio Ônibus
Ônibus convencional amarelo em terminal
1 de 1 Ônibus convencional amarelo em terminal - Foto: Reprodução/Rio Ônibus

Rio de Janeiro — As empresas de ônibus da capital do Rio entraram em acordo com a Prefeitura e o Ministério Público se comprometendo a deslocar mais ônibus para as ruas da cidade. As operadoras receberão um valor adicional de R$ 1,78 pelo serviço efetivamente prestado, com base no quilômetro rodado.

A principal ideia do combinado consistiu no retorno de ônibus considerados inoperantes em algumas linhas. As medidas entraram em vigor em 1º/6 e, até agora, segundo a administração municipal, 17 linhas ganharam reforços de veículos. Entretanto, as melhorias ainda não foram percebidas por muitos cariocas.

João Victor Gonzalez, de 23 anos, é morador do bairro de Santa Teresa e trabalha no Centro da cidade. Para percorrer o percurso diariamente, ele utiliza as linhas 014 e 201, que tiveram apoio anunciado pela Prefeitura no início do mês. No entanto, o analista de suporte técnico afirma que as melhorias prometidas ainda não se concretizaram.

“Ao longo da semana, percebi que o que foi divulgado não se cumpriu. Nesse período a 014 (Castelo x Paula Matos) e a 201 (Santa Alexandrina x Castelo) até tiveram um aumento de frota, mas os intervalos continuam sendo de 30 minutos, no mínimo”, disse ao Metrópoles.

4 imagens
Até o momento, 17 linhas voltaram a circular de acordo com a Prefeitura
Passageiros têm enfrentado dificuldades em diversas partes da cidade
Linhas de ônibus não serão mais fiscalizadas pelo número da frota operantes e sim pelo número de viagens realizadas
1 de 4

Grupo foi criado há 1 ano pelos problemas na operação da linha do bairro de Santa Teresa

Reprodução/Whatsapp
2 de 4

Até o momento, 17 linhas voltaram a circular de acordo com a Prefeitura

Reprodução/Rio Ônibus
3 de 4

Passageiros têm enfrentado dificuldades em diversas partes da cidade

Aline Massuca/Metrópoles
4 de 4

Linhas de ônibus não serão mais fiscalizadas pelo número da frota operantes e sim pelo número de viagens realizadas

Aline Massuca/Metrópoles

“Na parte da manhã, funciona bem, mas a volta pra casa é bem ruim. À noite, muitas vezes os carros se ausentam e o retorno do trabalho se torna algo constrangedor e incômodo”, completa João.

Problemas parecidos também acontecem na Zona Sul. Layane Muniz, 22, enfrenta problemas para ir e voltar de sua faculdade. Ela é estudante do curso de Nutrição da Unirio e estuda no bairro da Urca.

“Uso diariamente ônibus para me locomover do meu bairro, Flamengo, até a universidade. No entanto, depois da pandemia, o acesso até a faculdade se tornou demorado, porque as linhas de ônibus que eu eu usava para ir até lá reduziram muito suas frotas”, conta.

Entre as linhas que poderiam cobrir o trajeto da jovem, aparece a 104 (Rodoviária x São Conrado), que, de acordo com a prefeitura, voltou reforçada às ruas. Layane, entretanto, reclama do horário de encerramento das operações e diz que precisa sair mais cedo das aulas para chegar em casa em segurança.

O que diz a Secretaria Municipal de Transportes

Ao Metrópoles, a SMTR informou que a aferição da prestação do serviço não é mais por quantidade de frota, mas por número de viagens efetivamente realizadas e quilometragem cumprida de acordo com a rede definida pela SMTR.

Ainda de acordo com a pasta, as linhas que não cumprirem a quilometragem mínima exigida (80% do total) não receberão o pagamento de subsídio, conforme disposto em cláusula do acordo judicial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?