metropoles.com

Referência do candomblé, Mãe Stella de Oxóssi morre aos 93 anos

A ialorixá comandou o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, tombado em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Youtube
mae-stella
1 de 1 mae-stella - Foto: Reprodução/Youtube

Uma das mais importantes representantes do candomblé no Brasil, a ialorixá Mãe Stella de Oxóssi morreu aos 93 anos nesta quinta-feira (27/12), em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano Nas redes sociais, políticos e artistas lamentaram o falecimento da líder religiosa.

Mãe Stella de Oxóssi havia sido internada de emergência no último dia 14, no Hospital Incar, a cerca de 180 quilômetros de Salvador, com quadro de infecção urinária e insuficiência renal. A morte foi constatada nesta tarde, segundo comunicado da unidade.

“É com grande pesar que informamos que a paciente Maria Stella de Azevedo Santos, de 93 anos, devido a sepse de foco urinário, bem como insuficiência renal crônica associada a hipertensão arterial sistêmica, veio hoje a óbito às 16 horas”, diz a nota de falecimento.

Nascida capital da Bahia, Mãe Stella de Oxóssi comandou o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, tombado em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Antes, se formou enfermeira sanitarista, profissão que exerceu por mais de 30 anos, estudou francês, piano e ioruba.

Órfã aos 6 anos, Stella foi criada por uma tia e na religião católica. Foi batizada, crismada e fez primeira comunhão. Aos 11 anos, no entanto, a mãe de criação levou-a a um terreiro e, dois anos depois, foi iniciada na “religião dos orixás”, como preferia chamar o candomblé.

Em 2001, Mãe Stella de Oxóssi foi vencedora do Prêmio Multicultural Estadão. Em 2013, foi eleita e se tornou a titular da cadeira número 33 da Academia de Letras da Bahia – a primeira sacerdotisa de religião de matriz africana a ocupar o cargo. A ialorixá chegou a criar um canal no Youtube para divulgar a religião.

Personalidades lamentam
No Twitter, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), lamentou a morte de Mãe Stella de Oxóssi. “Referência de respeito e sabedoria, a ialorixá sempre nos orgulhou pela atuação firme contra a intolerância religiosa e o racismo”, escreveu.

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), também prestou homenagem “Uma Ialorixá querida por todos e que faz parte da cultura, da história e das tradições de nossa terra. Meus sentimentos à família e toda a minha gratidão pelo legado que Mãe Stella deixa para nós”, postou.

O cantor Gilberto Gil e o ator Lázaro Ramos fizeram publicações no Instagram. “Descanse em paz e obrigado pelas bênçãos Mãe Stela”, escreveu o ator.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?