metropoles.com

Redução de deputados: veja os estados que podem perder representantes

STF formou maioria para determinar que o Congresso Nacional apresente um novo cálculo sobre o número de deputados por estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Fachada do Congresso Nacional Senado e Câmara - Metrópoles
1 de 1 Fachada do Congresso Nacional Senado e Câmara - Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para que o Congresso Nacional apresente um cálculo atualizado sobre o número de deputados federais que poderão ser eleitos por cada estado. O novo percentual de parlamentares deve levar em consideração a população atualizada de cada unidade federativa com base no censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) mostra que 14 estados podem ser afetados com a variação de representantes na Câmara dos Deputados.

O novo cálculo deve ser apresentado pelos parlamentares até 30 de junho de 2025. Caso os deputados não indiquem o novo número de representantes por estado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá fazer essa designação.

O levantamento do Diap indica que o Rio de Janeiro será o estado que mais irá perder cadeiras na Câmara dos Deputados caso haja um novo cálculo no número de representantes. Atualmente, a unidade federativa possui 46 representantes na Casa baixa, mas esse número pode cair para 42.

A Câmara dos Deputados conta, na atual legislatura, com 513 deputados. A maior bancada é do Estado de São Paulo com 70 representantes.

Confira as possíveis mudanças:

A lista do Diap seguiu uma fórmula definida pelo TSE em 2013, em que a Corte editou uma resolução com a redefinição do número de deputados federais por estado. No entanto, ela foi considerada inconstitucional pelo STF que entendeu que o tema deve ser definido em lei.

O julgamento do STF ocorre em torno de um processo protocolado pelo governo do Pará em 2017. Na ação, o Estado argumenta que é sub-representado na Câmara dos Deputados desde 2010.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?