metropoles.com

Recuperado, Dr. Kalil admite que tomou cloroquina e defende o uso

O médico estava com um quadro grave da doença, com a possibilidade de transferência para a UTI, mas apresentou melhora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Após se recuperar de infecção por coronavírus, o Dr. Roberto Kalil Filho, diretor-geral do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, revelou ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan, desta quarta-feira (08/04) que fez uso da hidroxicloroquina para tratar da doença. Ele deve receber alta ainda hoje.

“Pela ética médica, não quero influenciar outros tratamentos. É uma responsabilidade muito grande”, afirmou. “Meu estado geral era péssimo, foi discutido com a equipe vários tipos de tratamentos, dentre eles a hidroxicloroquina, e aceitei”, contou, ao dizer que apresentava quadro de pneumonia avançada.

O médico estava com um quadro grave da doença, com a possibilidade de transferência para a UTI, mas apresentou melhora.

Kalil reforçou que, como profissional de medicina, deve falar com cuidado a respeito do medicamento, que vem sendo apontado como uma das possíveis soluções para a infecção causada pelo novo coronavírus – embora ainda não hajam estudos robustos a seu respeito. Um dos maiores defensores do uso é o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Minha opinião é que, independentemente das ideologias, devemos procurar minimizar o dano à população e evitar mortes. Se existe medicação com evidências que pode haver benefícios, aliada a outras medicações, numa situação desta, tem que ser utilizada e pronto. Não tem conversa”, defendeu Kalil.

O médico fez questão de pedir, no entanto, que o medicamento seja usado apenas por profissionais. “Ciência acima de tudo, cloroquina é usada há décadas para outros tipos de patologias, de novo, a ponderação é que não dá para tomar cloroquina sem orientação médica, essa é a preocupação. Qualquer remédio pode ter efeito colateral. Recebi a medicação monitorado no hospital”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?