metropoles.com

Recriado, Ministério da Indústria reintegrará BNDES e Apex

Ministério da Indústria será uma das pastas recriadas no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, segundo Transição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Frazão/Agência Brasil
Sede do BNDES, no Rio de Janeiro
1 de 1 Sede do BNDES, no Rio de Janeiro - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O grupo técnico de transição da Indústria, Comércio e Serviço anunciou, nesta quarta-feira (7/12), que o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) serão reintegrados ao Ministério da Indústria e Comércio (MDIC). A recriação da pasta é uma das orientações da Transição de Governo que já recebeu aval do presidente eleito.

“O presidente Lula deixou claro que Apex e BNDES estarão no novo MDIC. Os que tentaram argumentar de forma contrária não passaram da preliminar com ele”, afirmou Aloizio Mercadante, coordenador dos grupos técnicos.

O grupo destacou que o BNDES perdeu o lugar no cenário latino-americano nos últimos anos. Segundo o relatório, houve um processo de descapitalização do banco, que, neste ano, teve a menor dotação de impostos desde 1958.

“Você teve uma política deliberada de descapitalização do BNDES. O desafio é como reconstruir o funding do banco. Esse é um assunto na mesa, e é plenamente viável sem qualquer custo fiscal se forem dados a ele os mecanismos necessários”, destacou Mercadante.

Durante a coletiva, o grupo anunciou que, além da criação do MDIC, haverá a recriação do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPOC). “Toda demanda intragoverno está no Ministério do Planejamento e Orçamento, É fundamental, inclusive, para aliviar o Ministério da Fazenda para cuidar da política fazendária, macroeconômica. Segundo, a indústria e o comércio exterior geram emprego e investimento”, destacou o coordenador dos grupos técnicos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?