metropoles.com

Receita Federal reabre sistema para envio da declaração do IR

Quem perdeu o prazo poderá entregar o documento mediante pagamento de multa que varia de R$ 165,74 a 20% do valor do imposto devido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Receita Federal
1 de 1 Receita Federal - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A partir desta quinta-feira (02/05/2019), quem não entregou a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo poderá prestar contas com o Leão. A Receita Federal reabriu o sistema às 8h desta quinta. O envio com atraso terá uma multa que pode variar entre R$ 165,74 e 20% do valor do imposto devido.

Desta vez não há uma data limite para o envio da declaração. Também não é preciso baixar um novo programa, pois o próprio sistema fará a atualização do valor devido no momento de imprimir a guia de recolhimento.

O programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2019, ano base 2018, está disponível no site da Receita Federal. Também é possível preencher e enviar o documento por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e celulares. Por meio do aplicativo, é possível, ainda, fazer retificações depois do envio da declaração.

O número de contribuintes que entregou o documento superou as expectativas da Receita Federal, que recebeu 30.677.080 declarações até as 23h59m59s da última terça-feira (30/04/2019). Um aumento de 4% em comparação ao ano passado.

Restituições
O pagamento das restituições começa em 17 de junho e vai até 16 de dezembro, em sete lotes mensais. Quanto antes o contribuinte tiver entregado a declaração com os dados corretos à Receita, mais cedo será ressarcido. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

De acordo com o Fisco, o contribuinte pode acompanhar o processamento da declaração do serviço Meu Imposto de Renda, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da Receita. Por meio do extrato, é possível verificar pendências e fazer uma declaração retificadora para evitar cair na malha fina. Com informações da Agência Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?