metropoles.com

Receita abre consulta ao 4º lote do Imposto de Renda nesta sexta

Consulta será aberta às 10h desta sexta-feira (23/8), enquanto o pagamento será liberado no dia 30 de agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Imagem colorida de um celular com o símbolo da Receita Federal Imposto de Renda consulta - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de um celular com o símbolo da Receita Federal Imposto de Renda consulta - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

A Receita Federal abrirá, às 10h desta sexta-feira (23/8), a consulta para o quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. Segundo o órgão, o lote também inclui restituições residuais de exercícios anteriores.

O pagamento será realizado no dia 30 de agosto, beneficiando cerca de 5.347.441 contribuintes.

O valor das restituições soma mais de R$ 6,8 bilhões.

Desse montante, R$ 469,1 milhões correspondem ao total de restituições para contribuintes com prioridade legal, sendo: 15.077 restituições para idosos acima de 80 anos; 84.659 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos; 7.168 restituições para pessoas com deficiência física, mental ou com moléstia; e 27.372 restituições para contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério.

Cerca de 261.019 restituições serão destinadas a contribuintes que, embora não tenham prioridade legal, recebem prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.

Além disso, foram contempladas 4.904.908 restituições para contribuintes sem prioridade. Por fim, o lote incluiu 47.238 restituições de contribuintes que receberam prioridade devido ao estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).

Após consulta, veja acesso à restituição

Segundo a Receita, o contribuinte deve acessar a página do órgão para verificar se a restituição está disponível. Após isso, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página fornecerá as orientações necessárias e os canais de atendimento para o serviço.

A Receita também oferece um serviço de reagendamento, disponibilizado pelo Banco do Brasil (BB), que permite ao contribuinte corrigir seus dados bancários para uma conta de sua titularidade. Esse serviço pode ser utilizado por até 1 ano após a primeira tentativa de crédito.

O reagendamento pode ser feito pelo Portal BB, ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?