Reaplicação do Enem 2021: 2º dia de prova acontece neste domingo
Reaplicação vale para os que faltaram à edição de 2021 do exame, em novembro, por um motivo justificado, como adoecimento por Covid
atualizado
Compartilhar notícia
Serão reaplicadas neste domingo (16/1) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. A avaliação terá questões de ciências da natureza e matemática.
A reaplicação é para os que faltaram à edição de 2021 do exame, em novembro, por um motivo justificado, como adoecimento por Covid-19.
Também farão o exame os inscritos no Enem 2020 que tiveram isenção na inscrição, mas não compareceram à aplicação por causa da pandemia, e conseguiram na Justiça o aval para fazer a prova sem precisar pagar a taxa.
Nos locais de prova, o uso de máscara facial é obrigatório. O participante pode levar um frasco de álcool líquido ou em gel.
Em caso de sintomas equivalentes à Covid-19, doença causada pelo coronavírus, na semana anterior ou na véspera da aplicação, a orientação é para que o inscrito não compareça ao exame.
No domingo (16/1), quando foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou o comparecimento de quase 113 mil participante. Isso corresponde a pouco mais de 34% dos 340 mil inscritos para a reaplicação do Enem.
O Enem é a única forma de ingressar em parte das universidades públicas do Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nas instituições particulares, o resultado pode ser usado para o Programa Universidade Para Todos (Prouni), como forma de conceder bolsas parciais ou integrais.
A previsão do Inep é que os resultados do Enem 2021 sejam divulgados no dia 11 de fevereiro. Quem fez as provas como treineiro (candidato que faz a prova apenas para fins de autoavaliação e treino) recebe o resultado dois meses depois.