Realtime Big Data/GO: Caiado tem 48%; Mendanha, 20%; e Vitor Hugo, 10%
Segundo pesquisa contratada pela Record e divulgada nesta quinta (15/9), atual governador de Goiás tem chance de ser reeleito no 1º turno
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A atual rodada da pesquisa RealTime Big Data para o Governo de Goiás, contratada pela Rede Record e divulgada nesta quinta-feira (15/9), aponta o atual governador, Ronaldo Caiado (União Brasil), na liderança isolada das intenções de voto, com 48%.
Ele é seguido de Gustavo Mendanha (Patriota) com 20%, Major Vitor Hugo (PL) com 10% e Wolmir Amado (PT) com 5%. Conforme o recorte estimulado da pesquisa, Caiado tem chance de ser reeleito no 1º turno, com 58% dos votos válidos se a eleição fosse hoje.
Os demais candidatos: Edigar Diniz (Novo), Cintia Dias (PSOL), Professora Helga (PCB), Professor Pantaleão (UP) e Vinícius Paixão (PCO) não pontuaram. Os dados são referentes à pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado.
Os eleitores que declaram voto em branco ou nulo somaram 6%. Outros 11% não sabem em quem vão votar.
Espontânea
No cenário espontâneo, quando as opções não são mostradas ao eleitor, a maioria (38%) respondeu que não sabe em qual candidato vai votar.
Ronaldo Caiado foi mencionado por 36% dos entrevistados, seguido por Gustavo Mendanha (11%), Major Vitor Hugo (5%) e Wolmir Amado (2%). Os outros postulantes somaram 2%. Brancos e nulos são 6%.
Rejeição
Caiado também é o mais rejeitado pelos eleitores, com 31%, praticamente empatado com Major Vitor Hugo e Wolmir Amado, que apresentam 30%. Os demais são: Gustavo Mendanha (25%), Cintia Dias (22%), Professora Helga (19%), Edigar Diniz (17%), Vinícius Paixão (14%) e Pantaleão (14%).
Senado
O levantamento também mediu as intenções de voto para o Senado no estado. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) desponta como favorito de 28% dos que participaram da pesquisa. Delegado Waldir (União Brasil) teve 16%, Wilder Morais (PL) teve 11%; Alexandre Baldy (PP), 8%; João Campos (Republicanos), 7%; Vilmar Rocha (PSD), 4%; Denise Carvalho (PCdoB), 4%; Manu Jacob (PSOL), 2%; Leonardo Rizzo (Novo), 2%; e Antônio Paixão (PCO) não pontuou.
Para o Senado, os votos brancos e nulos somaram 9% e outros 9% não sabem em quem vão votar.
O levantamento entrevistou 1 mil pessoas a partir de 16 anos, entre os dias 13 e 14 de setembro. A sondagem tem 95% de índice de confiança e margem de erro de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número GO-09920/2022.
Avaliação do governo
De acordo com a pesquisa, 21% dos entrevistados avaliam o governo de Ronaldo Caiado como ótimo. 25% entendem a administração como boa. Outros 28% acreditam ser regular. Os que veem como ruim somam 12%, já os entrevistados que consideram péssimo chegaram a 11%. 3% não souberam responder.