Reabertura das agências do INSS é adiada para 24 de agosto
O instituto manterá o atendimento de forma remota, pelo aplicativo e pelo portal Meu INSS, além da central telefônica 135
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Nacional do Seguro Social (INNS) decidiu adiar novamente o retorno do atendimento presencial em suas agências em decorrência da pandemia do coronavírus. Em portaria publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (29/7), a volta gradual das atividades ficou para 24 de agosto.
O retorno das atividades presenciais estava previsto para 3 de agosto, próxima segunda-feira. Entretanto, o INSS manterá o atendimento de forma remota, pelo aplicativo e pelo portal Meu INSS (meu.inss.gov.br), além da central telefônica 135, para evitar aglomerações nas agências.
Terão prioridade no atendimento presencial os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. O instituto ressaltou que o atendimento remoto terá continuidade após a reabertura das agências.
A Portaria 36 resulta de decisão conjunta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, e do INSS. O texto esclarece que, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será de seis horas contínuas e irá considerar as especificidades de cada uma das 1525 agências da Previdência Social no país.
“Todas as medidas tomadas para garantir o direito dos cidadãos durante a pandemia de Covid-19, incluindo a simplificação dos procedimentos, a dispensa de exigências e a oferta de serviços por meio de canais remotos, continuarão valendo mesmo após a retomada do atendimento presencial”, estabelece a portaria.