metropoles.com

Ratinho faz enquete sobre “legalização” da maconha e cita tráfico

Apresentador Ratinho diz que descriminalização da maconha vai fortalecer o tráfico de drogas e o crime

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
O apresentador Ratinho
1 de 1 O apresentador Ratinho - Foto: Reprodução

O apresentador Ratinho, do SBT, fez uma enquete em suas redes sociais, nesse sábado (29/6), para perguntar se seu público é a favor ou contra a “legalização” da maconha. Ao expressar sua opinião sobre o tema, ele disse que a descriminalização da erva vai fortalecer o tráfico de drogas e o crime.

Na última semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou que o porte de maconha para uso pessoal não é crime. Ainda assim, a conduta segue como um ato ilícito no Brasil, mas a ser tratado na esfera administrativa e não penal.

Dessa forma, quem incorrer na conduta ainda está sujeito a sanções como advertência sobre os efeitos das drogas e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

Ratinho inicia o vídeo dizendo que o Brasil é o segundo país do mundo em que jovens não trabalham nem estudam.
“Com essa liberação da maconha, descriminalização (…), você imagina esses meninos de 18 a 24 anos que não estudam nem trabalham ficam o dia inteiro no celular. Eles vão ter que se manter de alguma forma. Uma grande parcela deles vai entrar para o mundo de distribuição de droga, famoso aviãozinho”, diz ele.

“Você já imaginou o dinheiro que vai entrar para os cofres dos traficantes? Você já imaginou a fortaleza que vai ficar esses traficantes? Todo esse dinheiro vai para o bolso de traficantes que compram armas para se defender uns dos outros”, prossegue.

Assista:

O Supremo fixou em 40 gramas a quantidade máxima de maconha para diferenciar usuário de traficante, até que o Congresso Nacional defina novos critérios.

A autoridade policial poderá apreender a droga do usuário e as sanções a serem aplicadas serão: advertência sobre os efeitos das drogas e prestação de serviços à comunidade.

Descriminalização x legalização

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, frisou que a Corte não estava legalizando “ou dizendo que o consumo de drogas é uma coisa positiva”. “O Plenário do Supremo Tribunal Federal, por unanimidade, considera que o consumo de drogas ilícitas é uma coisa ruim e que o papel do Estado é evitar o consumo, combater o tráfico e tratar os dependentes”, destacou o ministro.

“Nós estamos apenas deliberando aqui a melhor forma de enfrentar essa epidemia que existe no Brasil e que as estratégias que a gente tem adotado não estão funcionado, porque o consumo só faz aumentar e o poder do tráfico também”, afirmou Barroso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?