metropoles.com

Raquel Dodge: executivos da Vale podem ser penalizados por Brumadinho

Segundo a chefe do Ministério Público, podem ser ajuizadas ações nas áreas cível, criminal e administrativa contra os dirigentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO
raquel-dodge-840×560
1 de 1 raquel-dodge-840×560 - Foto: AMANDA PEROBELLI/ESTADÃO

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou nesta segunda-feira (28/1) que executivos da Vale poderão ser responsabilizados juridicamente pelo rompimento da barragem 1 da Mina do Feijão, em Brumadinho (MG). O evento deixou dezenas de mortos e centenas de desaparecidos desde sexta-feira (25/1). Ela pregou que a mineradora seja responsabilizada severamente.

“É muito importante que o sistema de administração de Justiça dê uma resposta eficiente dizendo que este caso, esse tipo de responsabilidade, deve ser tratado como prioridade dentro do sistema de Justiça”, disse Dodge em entrevista na Procuradoria da República, em São Paulo, antes da abertura do Seminário de Trabalho Escravo da Escola Superior do Ministério Público da União.

Segundo os números divulgados na manhã desta segunda-feira (28/1) pela Defensoria Pública, já foram contabilizadas 60 mortes. Além disso, há 292 desaparecidos na região após a avalanche de lama que atingiu a comunidade que circunda a região administrativa da Vale.

Segundo Dodge, envolvidos no rompimento da barragem podem ser punidos nas esferas criminal, cível e administrativa.

“É também preciso responsabilizar severamente do ponto de vista indenizatório a empresa que deu causa a este desastre, e também promover a persecução penal. Executivos podem ser penalizados também”, afirmou.

Raquel Dodge disse estar em contato com integrantes do Ministério Público estadual de Minas Gerais a fim de definir as atribuições de cada órgão. (Com agências de notícias)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?