metropoles.com

Raquel Dodge envia ao MPF-RJ denúncia contra Globo no caso Fifa

PT, PDT e PSOL apresentaram representação contra a emissora e o presidente do grupo, Roberto Irineu Marinho, por suposto suborno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Raquel Dodge sabatina senado
1 de 1 Raquel Dodge sabatina senado - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encaminhou para o Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro as três representações do PT, PDT e PSOL contra a Globo e o presidente do grupo, Roberto Irineu Marinho.

Os partidos pedem que o grupo seja investigado pelos crimes contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro, decorrentes do suposto pagamento de suborno em contratos para a transmissão de eventos esportivos.

As representações foram feitas com base na denúncia de que a empresa teria subornado a Fifa para fraudar concorrência e firmar contratos para a transmissão das Copas do Mundo de 2016 e 2030.

O empresário argentino Alejandro Burzaco disse à Corte Judicial de Nova York, no processo que envolve ex-dirigentes da Fifa, Conmebol, CBF e outras federações acusados de receber propina para subfaturar a venda de direitos de transmissão de eventos esportivos.

No Rio, a procuradoria vai decidir se abre investigação sobre o caso. A emissora nega irregularidades e disse que não pode comentar o assunto por não ter sido notificada ou informada oficialmente.

Burzaco disse que além da Globo, a Fox Sports, Televisa, Media Pro, e a empresa Traffic, do brasileiro J. Hawilla, sócio da Globo, também pagaram propina por direitos de transmissão de jogos.

“Embora a corrupção privada ainda não seja crime no Brasil, a investigação dos fatos narrados por Burzaco se justifica na medida em que pode revelar a prática de outras condutas tipificadas pela legislação penal brasileira, em especial, crimes tributários, crimes contra a ordem econômica, lavagem de dinheiro e crimes concorrenciais”, argumentaram os partidos na denúncia feita à PGR.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) também foi acionado pelos partidos, que pediram para a Globo ser investigada por suposto crime de ordem econômica, ao dificultar a participação de outras emissoras no processo de concorrência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?