metropoles.com

Randolfe: relação política e comercial com EUA se mantém inalterada

Senador comentou a vitória do republicano Donald Trump sobre a democrata Kamala Harris, nas eleições presidenciais dos Estados Unidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra senador randolfe rodrigues - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra senador randolfe rodrigues - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), enfatizou que a relação política e comercial do Brasil com os Estados Unidos permanece a mesma, apesar da eleição de Donald Trump. A declaração do político aconteceu durante 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), nesta quarta-feira (6/11), em Brasília.

“Brasil e Estados Unidos têm mais de 200 anos de relação sempre estabelecida da melhor forma possível. Não tem razão para a alteração da relação política e da relação comercial. Não terá da parte do Brasil. Vamos partir em frente. Obviamente, nós tínhamos nossas preferências, mas é o resultado das eleições”, disse Randolfe.

O republicano Donald Trump derrotou a candidata democrata Kamala Harris nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, que terminou nesta terça-feira (5/11), madrugada de quarta, pelo horário de Brasília. Com isso, o empresário irá retornar à Casa Branca a partir de 2025.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou preferência pela candidatura de Kamala Harris. Isso porque Donald Trump possui uma pauta mais ligada aos interesses da direita e tem como aliado na América do Sul o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), opositor do petista nas eleições de 2022.

Randolfe, por sua vez, criticou Donald Trump em decorrência da invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, depois de apoiadores do republicano alegarem fraude nas eleições presidenciais de 2020, quando Joe Biden derrotou Trump.

“Reiterando o que eu destaquei ainda há pouco, na democracia se ganha, se perde eleições. Quando se ganha, se comemora, quando se perde, se reconhece e parte para a próxima eleição. Nenhum democrata de verdade fica organizando invasão a Capitólio. Nenhum democrata de verdade invade a sede dos Três Poderes aqui no Brasil. Nenhum democrata de verdade fica como vivandeiras golpistas na frente de quartel pedindo golpes. Isso é o que separa democratas de delinquentes”, enfatizou o líder do governo ao comparar a invasão do Capitólio às manifestações antidemocráticas de 8 de janeiro.

Apesar de ter declarado apoio à candidatura de Kamala, Lula reconheceu a vitória de Donald Trump.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?