metropoles.com

Randolfe diz que governo Bolsonaro é “cemitério de obras paradas”

Senador é integrante do grupo de trabalho da transição de Desenvolvimento Regional e participou de análise da estrutura da pasta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Senador Randolfe Rodrigues. CPI da Covid. CPI da Pandemia
1 de 1 Senador Randolfe Rodrigues. CPI da Covid. CPI da Pandemia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), integrante do grupo de trabalho da Transição de Desenvolvimento Regional, afirmou nesta quinta-feira (1º/12) que o governo de Jair Bolsonaro é um “cemitério de obras paradas”.

A declaração foi dada durante coletiva de imprensa, nesta tarde, na sede da equipe de transição do futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ex-governador Camilo Santana e o deputado distrital Leandro Grass (PV-DF) também participaram do evento e criticaram o funcionamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

“O Brasil lamentavelmente não tem política de desenvolvimento regional”, disse Randolfe. E concluiu: “O ministério é um cemitério de obras paradas.”

Sobre as obras, de acordo com o senador, relatório elaborado pelo grupo mostrou que 80% delas estão em áreas de alto índice de desenvolvimento econômico e social, mostrando “desestruturação de políticas públicas”.

Randolfe também criticou a fusão do Ministério das Cidades e do Ministério da Integração que resultou no MDR. Segundo ele, foi uma “fusão mal planejada”, com um mau direcionamento dos recursos. A transição vai sugerir a separação das pastas, mas a sugestão ainda não foi apresentada ao presidente eleito.

“Encontramos uma ação pulverizada em emendas de relator sem destinação de recursos de obras estruturantes”, declarou Randolfe, que pontuou que 64% do total do orçamento do MDR foi voltado para o chamado orçamento secreto.

De acordo com o relatório apresentado pelo grupo, é necessário um total de R$ 5 bilhões para tocar as atividades do MDR em 2023, mas a previsão do orçamento é de apenas R$ 3 bilhões. “É necessário um redirecionamento ou iremos ter desastres”, concluiu o senador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?