metropoles.com
Paris 2024

Randolfe chama representação da Santa Ceia em Paris de “bola fora”

Líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP) achou encenação bíblica com drags na abertura das Olimpíadas ofensiva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Montagem/ Reprodução/ Vinícius Schmidt/ Metrópoles
Montagem com fotos coloridas do senador Randolfe Rodrigues e abertura das Olimpíadas de Paris 2024 - Metrópoles
1 de 1 Montagem com fotos coloridas do senador Randolfe Rodrigues e abertura das Olimpíadas de Paris 2024 - Metrópoles - Foto: Montagem/ Reprodução/ Vinícius Schmidt/ Metrópoles

Líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) usou sua página no X para criticar a representação da Santa Ceia, com drags, na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

“Foi quase impecável a abertura dos Jogos Olímpicos em Paris, promovendo a liberdade e a diversidade, mas a ‘bola fora’ ficou para a interpretação da Santa Ceia. Não será ofendendo símbolos religiosos, que nós promoveremos a inclusão de todos”, escreveu o senador na tarde deste sábado (27/7).

Veja:

Printscreen de twitter do senador randolfe rodrigues - Metrópoles

Randolfe é católico. Ele ainda escreveu, na mesma mensagem, que é preciso amar seus inimigos e abençoar aqueles que te amaldiçoam.

Entre as várias atrações da abertura dos Jogos Olímpicos, que aconteceu nessa sexta-feira (26/7), houve uma performance com drags representando a pintura A Última Ceia, de Leonardo da Vinci. A obra mostra a cena bíblica em que Jesus Cristo se reúne com os apóstolos antes de ser crucificado.

Na cerimônia, os personagens bíblicos foram interpretados por drag queens famosas, como a francesa Nicky Doll, ex-participante do reality show RuPaul’s Drag Race.

Críticas de conservadores

A interpretação contemporânea do quadro icônico gerou críticas entre conservadores no Brasil, que consideraram o ato como um desrespeito à religião cristã. Bolsonaristas chegaram a chamar a cena de “missa satânica”.

O deputado distrital Pastor Daniel de Castro, por exemplo, publicou uma nota de repúdio contra a cerimônia. Ele chamou a paródia da Santa Ceia de “heresia e blasfêmia”.

“Chamamos todos os cristãos a boicotarem os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e a expressarem sua indignação frente a esta blasfêmia. A fé cristã merece ser tratada com o devido respeito e dignidade, e não como tema de paródias desrespeitosas”, escreveu o religioso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?