metropoles.com

Rádio é suspensa pela Justiça por favorecer candidato em Goiás

Caso aconteceu em Catalão (GO). Segundo a Justiça, emissora ficará suspensa por 12h e, caso a ordem seja desobedecida, haverá multa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem colorida radio
1 de 1 imagem colorida radio - Foto: Reprodução

Goiânia – A Justiça Eleitoral de Goiás determinou, por meio de liminar, a suspensão imediata das transmissões de uma rádio do município de Catalão, no sudeste goiano, pelo prazo de 12 horas, neste domingo (6/10). A decisão se deu por tratamento privilegiado a um candidato a prefeito da cidade.

Quem assinou a decisão foi o juiz eleitoral Marcus Vinícius, que determinou ainda uma multa de R$ 150 mil por hora de transmissão irregular em caso de descumprimento da ordem.

A ação foi ajuizada pela coligação Trabalho Compromisso e Honestidade. Segundo a parte autora, no sábado (5) foram feitos “vários comentários e afirmações na programação da rádio representada, reveladores de tratamento privilegiado em programação normal em favor” do candidato a prefeito Velomar Rios e do vice dele, Nelson Fayad.

Segundo o magistrado, “é vedado dar tratamento privilegiado a candidata, candidato, partido político, federação ou coligação, inclusive sob a forma de retransmissão de live eleitoral”. Ele observou, contudo, que, conforme trechos citados na petição inicial, “os apresentadores cuidam quase que exclusivamente de qualificar a gestão local e candidatos que apoiam abertamente para beneficiá-los e, por certo, influenciar os eleitores”.

O magistrado entendeu que as manifestações foram além de meros elogios ou críticas dentro dos limites legais. Assim, decidiu o magistrado, não há dúvida “que o amplo alcance da rádio, inclusive pela Internet (…) desnudam abusivo exercício da liberdade de manifestação do pensamento, de opinião e informação”.

Desta forma, ele determinou a suspensão imediata por 12 horas, sob pena de multa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?