metropoles.com

Rachadinha: oposição acusa Janones de improbidade e pede cassação

Após áudios que indicam rachadinha, parlamentares da oposição se mobilizam para pedir cassação de André Janones na Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gilmar Félix/Câmara dos Deputados
O deputado federal André Janones, do Avante de Minas Gerais, durante audiência pública
1 de 1 O deputado federal André Janones, do Avante de Minas Gerais, durante audiência pública - Foto: Gilmar Félix/Câmara dos Deputados

Após a divulgação de áudios em que André Janones (Avante-MG) cobra salários de assessores de seu gabinete, em prática conhecida como rachadinha, parlamentares da oposição anunciaram, nesta segunda-feira (27/11), que vão pedir a cassação do mandato do deputado.

A revelação dos áudios foi feita pela coluna de Paulo Capelli, do Metrópoles. Nos arquivos, é possível ouvir Janones cobrando que assessores da Câmara dos Deputados, lotados em seu gabinete, usassem parte dos salários para pagar suas despesas pessoais.

A prática configura enriquecimento ilícito, dano ao patrimônio público e é passível de inelegibilidade segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas redes sociais, o líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy (PL-RJ), pediu a cassação do parlamentar. “Janones é gravado admitindo que faz rachadinha. Ele assume em áudio que seus assessores vão ganhar um pouco mais para repassar valores para ele. Cassação é pouco para ele”, escreveu.

O deputado Zucco (Republicanos-RS) afirmou, em uma rede social, que vai apresentar queixa-crime contra Janones por peculato. “Em áudio vazado, deputado André Janones cobra de assessores a devolução de parte dos salários, prática conhecida como ‘rachadinha’. Vamos apresentar uma queixa-crime por peculato, juntamente com uma representação por improbidade administrativa”, publicou Zucco.

As críticas a Janones também foram endossadas por Nikolas Ferreira (PL -MG). Ele afirmou que conversou com líder do PL na Câmara, Altineu Cortes, sobre a realização de denúncia contra André Janones no Conselho de Ética da Câmara.

“Além disso, a oposição também apresentará uma notícia-crime a PGR acerca dessa situação. Sua cassação é só uma questão de tempo”, publicou Nikolas.

Os áudios que indicam rachadinha

Sem saber que estava sendo gravado, Janones não fez cerimônia ao dizer como pretendia gastar a grana oriunda da remuneração de servidores públicos: “Casa, carro, poupança e previdência”, revelou, em áudio obtido pela coluna. O deputado recebeu 238 mil votos e foi o segundo parlamentar mais votado de Minas Gerais em 2022.

A reunião com assessores ocorreu na própria Câmara dos Deputados, na sala de reuniões do Avante, partido de Janones. Antes de pedir os salários de sua equipe, o deputado tentou sensibilizar os servidores.

“Algumas pessoas aqui, que eu ainda vou conversar em particular depois, vão receber um pouco de salário a mais. E elas vão me ajudar a pagar as contas do que ficou da minha campanha de prefeito.

Equipe de Janones se defende

Procurada, a assessoria de Janones disse ter conhecimento de que um ex-assessor gravou o deputado. Contudo, afirmou que os áudios são “tirados de contexto”. O parlamentar não se manifestou sobre o assunto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?