metropoles.com

Quilombo dos Palmares é declarado Patrimônio Cultural do Mercosul

Serra da Barriga, em Alagoas, é o primeiro representante exclusivamente brasileiro da lista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Digital Paulo Liebert/AE
quilombo
1 de 1 quilombo - Foto: Digital Paulo Liebert/AE

A Serra da Barriga, em Alagoas, foi declarada neste sábado (11/11), como Patrimônio Cultural do Mercosul. Durante os séculos XVI e XVII, a região sediou a chamada “República Livre dos Palmares”, que recebeu cerca de 30 mil pessoas fugidas da escravatura durante os séculos XVI e XVII.

O local é o primeiro representante exclusivamente brasileiro da lista, que traz, dentre outros, a Ponte Internacional de Barão de Mauá (que liga os municípios de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, e Rio Branco, no Uruguai) e o Itinerário Cultural das Missões Jesuítas Guaranis, Moxos e Chiquitos, com construções jesuíticas do Brasil, da Argentina, da Bolívia, do Uruguai e do Paraguai.

Anunciada em maio, a cerimônia de certificação ocorreu no próprio Parque Memorial Quilombo dos Palmares, fundado em 2007 no município de União dos Palmares, a cerca de 80 quilômetros de Maceió. O local traz instalações em referência ao antigo quilombo, como uma casa de farinha e um terreiro de ervas.  A Serra da Barriga é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1985.

Durante o evento, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, declarou o interesse em impulsionar a região como um polo cultural, que deve começar a receber, a partir de 2018, visitas-guiadas organizadas pela Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?