metropoles.com

“Quero que democracia prevaleça”, diz Lula sobre Bolívia

“Golpe nunca deu certo”, disse Lula sobre a situação política na Bolívia. Titular do Planalto tem uma viagem marcada para o país em julho

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva durante agenda de governo - Metrópoles
1 de 1 Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva durante agenda de governo - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta quarta-feira (26/6) a situação na Bolívia, que vive uma crise política ameaçada por um golpe de Estado. O chefe do Executivo brasileiro afirmou que pediu mais informações antes de o país tomar uma posição. Mas disse que espera que a democracia prevaleça.

Após a declaração, Lula fez post no X (antigo Twitter) condenando o golpe no país.

“Eu quero informações. Pedi pro ministro Mauro [Vieira] ligar para a Bolívia, ligar para o presidente, ligar para o embaixador brasileiro para a gente ter certeza, para a gente poder ter uma posição”, disse Lula.

“Como eu sou um amante da democracia, eu quero que a democracia prevaleça na América Latina. Golpe nunca deu certo”, pontuou o presidente em conversa com jornalistas nesta quarta.

Veja a declaração:

Nesta quarta-feira, o general Juan José Zúñiga anunciou um golpe de Estado no país. Militares cercaram a sede do governo boliviano.

Mais tarde, Lula condenou o golpe em uma publicação no X (antigo Twitter). “Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão”, disse.

O presidente tem uma viagem marcada para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, no próximo dia 9 de julho. Antes, ele participa da reunião da Cúpula de chefes de Estado do Mercosul, no Paraguai.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?