metropoles.com

“Quero que a inflação não coma o salário do trabalhador”, diz Lula

O presidente Lula (PT) reforçou que o “mínimo é o mínimo; por isso, chamam de salário mínimo. Não tem nada mais baixo do que o mínimo”

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva fala ao microfone durante evento de governo - Metrópoles
1 de 1 Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva fala ao microfone durante evento de governo - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (28/6), que não quer que a inflação “coma o salário do trabalhador”. A declaração foi dada durante entrevista a programa da FM O Tempo, em Belo Horizonte (MG).

“Eu quero que a inflação não coma o salário do trabalhador”, ressaltou o chefe do Executivo brasileiro.

Ele ainda chegou a reclamar das pessoas que sugerem retirar o salário mínimo da alçada do Ministério da Previdência Social.

“Você vê as pessoas falarem: ‘Ah, mas então o Lula precisa desvincular o salário mínimo da Previdência porque, na hora que aumenta o salário mínimo, a Previdência fica dando rombo‘”, afirmou.

“Meu Deus do céu, o mínimo é o mínimo; por isso, chamam de salário mínimo. Não tem nada mais baixo do que o mínimo”, completou Lula.

Atualmente, o salário mínimo no Brasil é de R$ 1.412.

“Olha o que eu estou fazendo: estou dando para o salário mínimo a recomposição inflacionária, que é obrigação a gente dar porque é recomposição do poder de compra das pessoas. E estou dando a média do crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] dos últimos dois anos. Então, se crescer 3% este ano, eu vou dar 6% de aumento, isso hipoteticamente”, finalizou o presidente.

Lula em Minas

Na quarta visita do presidente Lula ao estado de Minas Gerais este ano, o chefe do Executivo passa por três municípios com pré-candidatos do PT a prefeituras mineiras. As eleições municipais estão marcadas para outubro deste ano.

Na capital Belo Horizonte, a sigla petista tem como opção o deputado federal Rogério Correia. Em Contagem, primeiro destino de Lula nessa viagem, o partido tem como pré-candidata a atual prefeita da cidade, Marília Campos.

Em Juiz de Fora, última agenda do presidente no estado nesta sexta-feira (28/6), Margarida Salomão é a pré-candidata do PT para a prefeitura. Os três possíveis postulantes vão dividir o palanque com Lula durante a passagem por Minas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?