Quem teve contato comigo não pegou varíola, diz infectado após alta
Primeiro brasileiro diagnosticado com varíola do macaco em território nacional recebeu alta nesta segunda-feira (20/6)
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O primeiro paciente brasileiro diagnosticado com a varíola do macaco, Anderson Ribeiro de 41 anos, teve alta médica do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, nesta segunda-feira (20/6), após 14 dias de isolamento. Ao portal G1, ele contou que ninguém que esteve em contato com ele se contaminou com o vírus.
“Meu isolamento protegeu muitas pessoas. Isso é importante”, disse Anderson, que ficou os 14 dias no hospital para monitoramento e tratamento da doença.
“O tempo era necessário para as feridas secarem e o vírus deixar de ser transmissivo. Ficar isolado não é bom, mas foi necessário e isso me ajudou passar esses dias”, acrescentou.
O gerente de Produtos e Projetos de Recursos Humanos começou a sentir os sintomas em maio após retornar de uma viagem que fez com a mãe pela Europa. O diagnóstico de varíola dos macacos foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz em 9 de junho.
A mãe de Anderson e todas as pessoas que tiveram contato com ele estão sendo monitoradas. Até o momento, nenhuma delas apresentou sintoma da doença.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.