1 de 1 coach resgato de montanha Pablo Marçal
- Foto: Redes sociais/Reprodução
Nos holofotes depois de conduzir 32 pessoas ao topo do Pico do Marins (SP), na Serra da Mantiqueira, que precisaram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros, o coach Pablo Marçal acumula mais de 2 milhões de seguidores no Instagram.
Marçal é casado e tem quatro filhos. Ele nasceu em Goiânia (GO), onde viveu parte da vida, e tem 34 anos. Antes de se aventurar pelo marketing digital e pela carreira de coach, foi funcionário de uma empresa de telefonia e consultor empresarial. Atualmente vive em São Paulo com a família.
Ele vende cursos (um deles chega a beirar o custo de R$ 3 mil) e promete, com discursos religiosos e frases de motivação, “destravar códigos da prosperidade e do governo da alma”. Nas redes, o autoentitulado “mentor de coachs” compartilha vídeos em viagens frequentes e jatinhos particulares.
“Prefiro que você sofra a dor do desconforto por um curto período da vida para não sofrer essa dor de arrependimento uma vida toda! Eu só preciso saber de uma coisa: você dá conta?”, questiona a página do profissional.
“Enquanto a média está indo para a esquerda, você e os extraordinários estão indo para a direita”, diz outra parte do site. Marçal promete o crescimento de “dez anos em um” em curso que promete grandes evoluções pessoais, como “acessar o Kayros” (noção de tempo não linear), evoluir de empresário para investidor, aprender uma nova língua, deixar de sofrer com preguiça, entre outras.
10 imagens
1 de 10
Postagens do tenente Pedro Aihara mostram indignação pela atitude do coach
Reprodução/Instagram
2 de 10
Postagens do tenente Pedro Aihara mostram indignação pela atitude do coach
Reprodução/Instagram
3 de 10
Postagens do tenente Pedro Aihara mostram indignação pela atitude do coach
Reprodução/Instagram
4 de 10
Postagens do tenente Pedro Aihara mostram indignação pela atitude do coach
Reprodução/Instagram
5 de 10
Postagens do tenente Pedro Aihara mostram indignação pela atitude do coach
Reprodução/Instagram
6 de 10
Postagens do tenente Pedro Aihara mostram indignação pela atitude do coach
Reprodução/Instagram
7 de 10
Postagem dos prints viralizou no Twitter
Reprodução/Twitter
8 de 10
Bombeiros de SP precisaram resgatar o grupo de 32 pessoas guiado por Marçal até o Pico dos Marins
Corpo de Bombeiros/Divulgação
9 de 10
Postagem do coach Pablo Marçal no Instagram
Reprodução/Instagram
10 de 10
Em post no Instagram, coach chegou a escrever que "só os irresponsáveis chegam ao topo"
Bombeiro se indignou com irresponsabilidade
Um grupo de 32 turistas foi notícia na quinta-feira (6/1), após mobilizar o Corpo de Bombeiros de São Paulo para uma operação de resgate no Pico do Marins. Stories no Instagram, feitos pelo tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, viralizaram logo depois do incidente, pelo tom de indignação do oficial com a atitude do coach que liderava as pessoas na aventura considerada perigosa.
Nas postagens feitas no perfil do tenente, ele descreve parte da situação passada pela equipe dos bombeiros para conseguir trazer, em segurança, o grupo de turistas. Embora não tenha participado do resgate, Aihara usa trechos de Stories postados pelo coach messiânico identificado como Pablo Marçal, que fez vídeos da aventura perigosa, minimizando o perigo iminente à vida de todos que estavam lá.
“Um ‘coach’ irresponsável fanfarrão coloca 60 pessoas para subir o Pico do Marins debaixo de chuva. Sem conhecimento técnico, sem suporte adequado, sem estrutura, porque, segundo ele, ‘é tudo emocional’. PS: respeito profundamente quem exerce adequadamente a profissão de coach, que definitivamente não é o caso desse indivíduo”, comentou o militar.
O tenente também ressaltou o perigo a que todos estavam expostos e que o coach nem sequer agradeceu aos bombeiros pelo resgate. “Não satisfeito em colocar todas essas pessoas em risco altíssimo (CBMMG já buscou muita gente sem vida no Marins em outras ocorrências inclusive), o cara ainda paga de gatão nas redes sociais e sequer cita o fato de terem sido resgatados pelos irmãos do @corpodebombeirosdapmesp e ainda aproveita para vender a imersão/curso dele como se tivesse tudo certo”, reclama o oficial, que ficou conhecido nacionalmente durante os resgates de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho.
“Tem um monte de gente que está dizendo que ‘foi muito irresponsável’. Foi mesmo! Foi irresponsável. Eu tomei a decisão por mim e falei para cada um: ‘Todo mundo que não quiser subir pode descer, não é uma prova que você tem que cumprir’. Passamos um perrengue, um vendaval, e está todo mundo em paz. Não arranhou nem uma unha”, disse Marçal no YouTube.
Ele aproveitou a oportunidade para mandar uma indireta aos que o criticaram pela situação: “Algumas pessoas não suportam quem corre risco. Se você é uma pessoa que não corre risco, dificilmente você vai governar ou chegar no topo. Na nossa subida ontem na montanha, a gente correu muito risco. Aí alguém me fala: ‘Mas pra que correr risco?’. Se você não quer correr risco, fica na sua casa assistindo os stories”.