metropoles.com

Quem é Nelson Barbudo, suplente que deve assumir vaga de Amália Barros

Congressista e vice-presidente do PL Mulher morreu aos 39 anos. Ruralista que tomará posse na Câmara perdeu reeleição para deputado em 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michel Jesus/Agência Câmara
Nelson Barbudo foi o deputado mais votado em Mato Grosso em 2018
1 de 1 Nelson Barbudo foi o deputado mais votado em Mato Grosso em 2018 - Foto: Michel Jesus/Agência Câmara

O ex-deputado federal Nelson Ned Previdente, conhecido como Nelson Barbudo (PL-MT), deve assumir a vaga da deputada Amália Barros (PL-MT). A parlamentar, de 39 anos, morreu no sábado (11/5), após ficar 11 dias internada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Ela havia se internado para fazer a retirada de um nódulo no pâncreas.

Nelson Barbudo é o 1º suplente do PL em Mato Grosso. Ele foi eleito deputado federal em 2018, mas não conseguiu se reeleger em 2022. Ruralista e apoiador de Jair Bolsonaro (PL), Barbudo foi o deputado mais votado do estado na eleição que elegeu Bolsonaro como presidente.

Na ocasião, ambos eram filiados ao PSL e o ex-deputado recebeu 126 mil votos. Em 2022, o bolsonarista recebeu menos da metade dos votos: 53 mil, ficando como suplente.

1ª passagem pela Câmara com polêmica

No único mandato que ocupou anteriormente como deputado federal, Barbudo foi suplente nas comissões de Agricultura e Meio Ambiente.

Como congressista, o ruralista propôs alguns projetos de lei, a maioria voltado para a pauta ambiental, como a flexibilização de atividades agropecuárias em terras indígenas, a pesca esportiva e a limitação do valor de multas ambientais.

Barbudo foi relator do projeto que propunha regulamentar e ampliar a caça de animais no país e se envolveu em uma polêmica. Em um debate com a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) na Comissão do Meio Ambiente, o ex-deputado mandou a parlamentar ficar “quietinha e pianinha”. Ela o acusou de machismo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?