metropoles.com

Quem é Fernandinho Beira-Mar, líder do CV transferido de Mossoró

Natural de Duque de Caxias (RJ), Fernandinho Beira-Mar é uma das lideranças do CV e responde a penas que somam mais de 300 anos de prisão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Considerado um dos principais traficantes de armas e drogas da América Latina, Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi transferido da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, para a de Catanduvas, no Paraná, nesse sábado (2/3), após fuga de presos.

Natural de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Beira-Mar, de 56 anos, é uma das lideranças do Comando Vermelho (CV). O traficante acumula penas por diversos crimes, que, juntas, somam 317 anos de prisão.

Ele foi acusado de tráfico de drogas, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e homicídios. Preso em 2001, ele só ingressou em uma penitenciária federal em 2006, e segue sob tutela da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) desde então.

6 imagens
Fernandinho Beira-Mar
1 de 6

Polícia Penal Federal/Divulgação
2 de 6

Fernandinho Beira-Mar

Polícia Penal Federal/Divulgação
3 de 6

Polícia Penal Federal/Divulgação
4 de 6

Polícia Penal Federal/Divulgação
5 de 6

Polícia Penal Federal/Divulgação
6 de 6

Polícia Penal Federal/Divulgação

Transferência de Fernandinho Beira-Mar

Essa é a segunda transferência do líder do Comando Vermelho neste ano. Em Mossoró desde 12 de janeiro, o traficante precisou ser transferido para Catanduvas devido à primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal brasileiro, criado em 2006.

A coluna Na Mira, do Metrópoles, mostrou em janeiro o momento em que Beira-Mar chegou ao presídio potiguar (veja abaixo). Nas imagens, ele aparece sendo escoltado por diversos policiais penais federais.

Em 2021, o traficante alegou, em um vídeo, que sofria maus-tratos na unidade federal de segurança máxima de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, onde ficou preso de 2019 a 2024. Além disso, ele tentou usar a carta da “insanidade mental” para deixar o sistema penitenciário.

A partir de agora, ele deve cumprir o restante da pena no presídio paranaense.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?