metropoles.com

Quem é Eduardo Imperador, preso na operação da PF que mira Codevasf

O empresário Eduardo Costa é um dos principais alvos da Operação Benesse, da Polícia Federal (PF), deflagrada na manhã desta sexta (1°/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Imagem colorida com diversas pessoas juntas, entre elas o empresário Eduardo Costa e o ministro Flávio Dino - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida com diversas pessoas juntas, entre elas o empresário Eduardo Costa e o ministro Flávio Dino - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O empresário Eduardo José Barros Costa, conhecido como Eduardo DP ou Eduardo Imperador, é um dos principais alvos da Operação Benesse, da Polícia Federal (PF), deflagrada na manhã desta sexta-feira (1º/9). Eduardo é sócio-oculto da empresa Construservice, suspeita de envolvimento na fraude de licitações investigada pela PF. Nessa fraude, o ministro Juscelino Filho (União Brasil-MA) teria usado R$ 5 milhões de emendas para asfaltar uma estrada em frente à sua fazenda no Maranhão.

O empresário foi preso nas primeiras fases da operação, que visa desarticular uma organização criminosa estruturada para promover fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, envolvendo verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O principal alvo da ação é a prefeita de Vitorino Freire, em Maranhão, e irmã do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, Luanna Rezende.

Eduardo Costa é réu em diversas ações na Justiça do Maranhão e na Justiça Federal, e chegou a ser preso por conta de algumas das ações, mas segue em liberdade.

DP tinha fácil acesso à cúpula da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e teria relação com os aliados do atual ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino (PSB-MA). Não há, no entanto, registros públicos de apoio ou menção de Dino ao Eduardo Costa, ainda que o empresário tenha fotos com o ministro.

Procurado, o MJSP respondeu que “é inexistente relação pessoal entre o citado e o ministro Flávio Dino”.

Eduardo Imperador investigado por assassinato

Um dos casos que merece destaque é a Operação Imperador, em referência a Eduardo Costa, deflagrada pela polícia do Maranhão, que investigava o assassinato do jornalista Décio de Sá, em São Luís (MA). No fim, Costa não se transformou em réu.

Investigações da PF, segundo a Folha de S.Paulo, apontam que o grupo de Costa tinha seis empresas de fachada e laranjas, com Costa sendo suspeito de comandar os crimes pelo menos de 2009 a 2012.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?