metropoles.com

Queiroga visita hospital com ocupação em 142% e funcionários protestam

Ministro da Saúde está em Porto Alegre (RS) nesta quarta-feira (8/4) e conversa com equipe clínica que testou a vacina da Janssen

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Protesto Hospital Porto Alegre Marcelo Queiroga
1 de 1 Protesto Hospital Porto Alegre Marcelo Queiroga - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Manifestantes protestaram contra as condições do sistema de saúde do Rio Grande do Sul durante a visita do ministro Marcelo Queiroga à capital Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira (8/4).

O titular da Saúde visitou o Hospital Nossa Senhora da Conceição e foi recebido com protesto de dezenas de trabalhadores do Grupo Hospitalar Conceição, do Sindicato dos Profissionais de Hospitais e Casas de Saúde do Rio Grande do Sul (Sindisaúde-RS) e de alunos do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Com cartazes e faixas, os manifestantes denunciaram o colapso na instituição de saúde, que tem ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes de Covid-19 em 142.37%, segundo boletim da prefeitura de Porto Alegre.

Os manifestantes também criticaram as excessivas trocas no comando do Ministério da Saúde, chamaram o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de “genocida” e “assassino”, criticaram o negacionismo e pediram defesa aos trabalhadores que estão na linha de frente no combate ao vírus.

“Morrem mais de 4 mil por dia, porque tem um ministro da Saúde que já foi trocado 4 vezes durante a pandemia e que prefere passear pelo Brasil ao invés de montar um plano de vacinação que vacine os trabalhadores, a juventude”, disse uma manifestante.

Até a última quarta-feira (7/4), a cidade de Porto Alegre havia registrado 3.815 óbitos por Covid-19. A taxa de ocupação nos leitos de UTI da cidade chegou a 103,3%. Desde no início da pandemia, 133.716 pessoas foram contaminadas pela doença.

Em todo o Rio Grande do Sul, foram registrados 875.450 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 94,9%, e 21.261 pessoas perderam a vida por consequências da doença.

Ida ao Rio Grande do Sul

Marcelo Queiroga foi à capital do Rio Grande do Sul na manhã desta segunda. Visitou a equipe de pesquisa da vacina Janssen, que aplicou testes do imunizante contra a Covid-19 no Hospital Nossa Senhora da Conceição.

O imunizante da Johnson&Johnson teve uso emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas ainda não tem doses prontas para uso no Brasil.

O Ministério da Saúde comprou 38 milhões de unidades do imunizante para o Programa Nacional de Imunização (PNI), que devem chegar ao país no segundo semestre.

2 imagens
Hospital da cidade tem ocupação de leitos de UTI em 142%
1 de 2

Trabalhadores da saúde de Porto Alegre (RS) protestam durante visita de Marcelo Queiroga

Reprodução/Redes Sociais
2 de 2

Hospital da cidade tem ocupação de leitos de UTI em 142%

Reprodução/Redes Sociais

O ministro participou de reunião com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. “Importante essa integração para alinharmos a pauta e trabalharmos juntos pela saúde de Porto Alegre”, escreveu Melo nas redes sociais.

Ainda nessa quarta-feira, Queiroga se reúne com a secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, e com o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?