metropoles.com

Queiroga sugere vermífugo a quem defende liberar drogas: “Talvez mate”

Ministro da Saúde definiu favoráveis à liberação de entorpecentes como “vermes” durante evento na pasta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anuncia durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira 5:01, a inclusão de crianças de 5 a 11 anos contra covid 19 9
1 de 1 Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anuncia durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira 5:01, a inclusão de crianças de 5 a 11 anos contra covid 19 9 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sugeriu nesta quarta-feira (27/7) o vermífugo nitazoxanida, popularmente conhecido como Annita, para quem defende a liberação de drogas. A declaração veio durante o evento de lançamento da campanha nacional de combate às hepatites virais, na sede da pasta, em Brasília.

“Nós somos contra o uso de drogas, embora haja pessoas que estão defendendo isso: liberação das drogas. Para esses vermes, nitazoxanida. Talvez mate essa gente”, disparou.

O Ministério da Saúde lançou, durante o evento, o novo Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais de 2022. A pasta notificou 718.651 casos confirmados de hepatites virais no país entre 2000 e 2021.

“Destes, 168.175 (23,4%) são referentes aos casos de hepatite A; 264.640 (36,8%) aos de hepatite B; 279.872 (38,9%) aos de hepatite C; e 4.259 (0,6%) aos de hepatite D. Os óbitos por hepatite C são a maior causa de morte entre as hepatites virais. De 2000 a 2020, foram identificados 62.611 óbitos associados à hepatite C (76,2% do total de óbitos por hepatites virais)”, informa nota do ministério.

Depois de reunião com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a classe médica, também nesta quarta-feira (27/7), Queiroga afirmou que o governo federal teve “prova emblemática” na atuação contra a Covid-19.

“Desde o primeiro caso suspeito [de varíola dos macacos] aqui no Brasil, o ministério tomou todas as providências. Já temos uma estrutura em quatro laboratórios públicos para fazer o diagnóstico”, afirmou o ministro.

“O Ministério da Saúde, com a Secretaria de Vigilância e Saúde, está bastante acostumado a lidar com esse tipo de situação. A prova emblemática é o que aconteceu durante a pandemia da Covid-19. E vamos continuar trabalhando todos os dias para trazer uma mensagem sempre de confiança para a população brasileira”, prosseguiu Queiroga.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?