Queiroga sobrevoa Petrópolis e envia equipes da Saúde à região
Pasta iniciou diagnóstico de centros de saúde que foram atingidos, como Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, viajou ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira (17/2) para sobrevoar a região de Petrópolis. A cidade foi atingida for fortes chuvas na madrugada de terça-feira (15/2) e vive um “cenário de guerra”, com mais de 100 mortos e dezenas de desaparecidos.
Além de visitar a cidade, Queiroga alocou equipes da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do ministério para atender a população. Insumos médicos também foram enviados à cidade.
Interlocutores da pasta informaram ao Metrópoles que a pasta também iniciou o diagnóstico de centros de saúde que foram atingidos, como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). O órgão ainda não divulgou oficialmente o valor dos recursos enviados ao município.
Veja visita de Queiroga a Petrópolis:
🚨🇧🇷 O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e as nossas equipes da Força Nacional do #SUS, da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária à Saúde estão em Petrópolis (RJ) para dar toda a assistência necessária para a população da cidade. 🆘
Confira ▶️ pic.twitter.com/zsmNT4e5kP
— Ministério da Saúde (@minsaude) February 17, 2022
Brasil: relembre as tragédias causadas pelas chuvas nos últimos anos
Até a madrugada desta quinta-feira (17/2), foram confirmadas 104 mortes na tragédia de Petrópolis. Entre as vítimas, há pelo menos oito crianças. A quantidade de desaparecidos ainda está sendo contabilizada, mas o cadastro do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), feito até o início da noite de quarta-feira (16/2), indica que ao menos 42 pessoas são procuradas.
Também nesta quinta, o Ministério da Defesa autorizou o emprego das Forças Armadas na região, em apoio à Defesa Civil e em coordenação com órgãos municipais, estaduais e federais.
Mais chuvas
A expectativa é que o cenário desolador continue, devido à previsão de mais chuvas para os próximos dias. Para esta quinta-feira, estão previstas pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte a partir da tarde.
Na sexta-feira (18/2), o cenário é ainda mais preocupante: pancadas de chuva forte a ocasionalmente muito forte a partir da tarde. Na terça, em três das seis horas de chuva, o volume superou a previsão para todo o mês de fevereiro.