Queiroga sobre Libertadores: “Com protocolos, risco de Covid minimiza”
Partida entre Flamengo e Defensa Y Justicia ocorre na quarta-feira (21/7), no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que é necessário seguir protocolos para garantir a segurança da partida de futebol entre Flamengo e Defensa Y Justicia, pelo jogo de volta das oitavas de final da Libertadores. O evento será realizado no Mané Garrincha, em Brasília, na quarta-feira (21/7).
Questionado sobre a possibilidade de disseminação do coronavírus durante o jogo, Queiroga afirmou que o ambiente epidemiológico que o país enfrenta atualmente é “mais tranquilo”. Para o cardiologista, os protocolos de segurança, se respeitados, poderão evitar a contaminação em massa do público.
“Com os protocolos, o risco minimiza. Temos um ambiente epidemiológico mais tranquilo no país. Não conversei com o doutor Osnei Okumoto (secretário de Saúde do Distrito Federal) acerca dessa decisão, mas, desde que sigamos protocolos rigorosos, é possível retornar às atividades de uma maneira mais próxima do que desejamos”, pontuou.
Perguntado sobre as medidas que integram o chamado “protocolo de segurança”, Queiroga citou a testagem do público. “É necessário testar, todos devem ser testados. Idealmente, que já estejam vacinados. Não como uma forma de disciplinar o ir e vir, mas como uma forma de a gente avançar”, defendeu.
Libertadores
Na última semana, o Governo do Distrito Federal publicou decreto que permite a liberação de eventos esportivos com público na capital federal. Assim, as portas ficam abertas para que a partida entre Flamengo e Defensa Y Justicia, válida pelas oitavas de final da Libertadores, seja realizada em solo candango.
O documento, ao qual o Metrópoles teve acesso, tem 21 itens e permitirá a presença de público em competições esportivas, desde que apresentados teste PCR negativo e comprovante de vacinação, com as duas doses do imunizante ou aplicação única, além de outras exigências.
O decreto, que foi assinado pelo governador em exercício do DF, Paco Britto, prevê ocupação de 25% da capacidade dos estádios. No site oficial, a Conmebol confirmou a realização da disputa em Brasília. No jogo de ida, o Flamengo venceu por 1 x 0 na Argentina e pode até empatar para garantir vaga nas quartas de final.