metropoles.com

Queiroga: “Saúde não se preocupa com reconhecimento de governadores”

Afirmação foi dada na manhã desta segunda-feira (14/6), um dia depois de o cardiologista provocar João Doria (PSDB) nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Marcelo Queiroga_ministro da Saúde_CPI da Covid
1 de 1 Marcelo Queiroga_ministro da Saúde_CPI da Covid - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o órgão “não está preocupado com reconhecimento de governadores”. A afirmação foi dada na manhã desta segunda-feira (14/6), um dia após o cardiologista provocar o governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), nas redes sociais.

Nesse domingo, Doria anunciou a antecipação do calendário de vacinação contra a Covid-19 no estado de São Paulo. Segundo o gestor, toda a população adulta será imunizada até o dia 15 de setembro com ao menos uma dose da vacina.

Horas depois, Queiroga respondeu a publicação e afirmou que a antecipação será possível graças ao Ministério da Saúde. “Com certeza, governador João Doria. Com as doses enviadas pelo governo federal, por intermédio do Ministério da Saúde, a população adulta do estado de São Paulo estará imunizada até setembro com a primeira dose da vacina contra Covid-19”, disse o ministro.

Imediatamente após a postagem de Queiroga, o governador rebateu. “Quanto recalque, ministro. Bom domingo e uma ótima semana. Por aqui, vacinando”, assinalou Doria.

Na manhã desta segunda, Queiroga disse que a preocupação do Ministério da Saúde é vacinar os brasileiros. “O MS não está preocupado com reconhecimento de governador. Estamos preocupados com imunizar a população brasileira, estamos preocupados com reconhecimento da sociedade brasileira do esforço que o MS faz. É uma ação tripartite entre o ente nacional e os entes subnacionais”, disse.

O cardiologista disse que a campanha de vacinação “vai muito bem” e que a antecipação do calendário em São Paulo prova o êxito do Ministério da Saúde. “É uma prova de que o MS está entregando doses e a sociedade brasileira já sabe disso, até porque todas as vacinas são adquiridas e distribuídas pelo MS”, declarou.

Veja as publicações nas redes sociais:

Calendário

O ministro disse que o adiantamento da vacinação também ocorre em outros estados do país, mas que as datas são sujeitas a alterações.

“O calendário é uma expectativa em função das entregas das doses e nós somos sujeitos [a atrasos na] entrega, seja das indústrias, seja na Fundação Oswaldo Cruz e no Instituto Butantan, que por sua vez ainda dependem do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) que vem do exterior”, explicou.

Queiroga afirmou que a expectativa do Ministério da Saúde é vacinar a população brasileira acima dos 18 anos de idade até o fim deste ano.

3 imagens
Governador do estado de São Paulo, João Doria
1 de 3

Ministro Marcelo Queiroga

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 3

Governador do estado de São Paulo, João Doria

Rodrigo Zaim/ Especial Metrópoles
3 de 3

Gustavo Moreno / Especial para o Metrópoles

São Paulo

Na quarta-feira (16/6), o estado paulista iniciará a vacinação para adultos sem comorbidades de 50 a 59 anos. Já em 23 de junho, serão vacinados os paulistas com 43 a 49 anos. Em 30 de junho, será a vez de pessoas de 40 a 42 anos.

Com a atualização do calendário, a previsão do governo estadual é aplicar a primeira dose em 7,45 milhões de adultos entre 40 e 59 anos até o fim deste mês.

Confira o calendário de início da vacinação em São Paulo:

  • 50 a 59 anos: 16 de junho
  • 43 a 49 anos: 23 de junho
  • 40 a 42 anos: 30 de junho
  • 35 a 39 anos: 15 a 29 de julho
  • 30 a 34 anos: 30 de julho a 15 de agosto
  • 25 a 29 anos: 16 a 31 de agosto
  • 18 a 24 anos: 1 a 15 de setembro

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?