Queiroga orienta exames para crianças vacinadas por engano na Paraíba
Titular da Saúde tem compromissos no estado e visitou mãe de criança imunizada com vacina da Pfizer para adultos
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, aconselhou que sejam feitos exames nas crianças que foram vacinadas por engano no município de Lucena, no interior da Paraíba. A medida ajudaria a mapear eventuais efeitos adversos.
Pelo menos 48 crianças teriam sido imunizadas com a vacina da Pfizer para adultos no município. A Secretaria de Saúde do estado investiga, ainda, se as doses estariam vencidas.
“Já conversei com o prefeito para dar apoio a vocês que tenham algum problema relacionado. Felizmente, até agora, parece que não está ocorrendo nada”, disse o ministro ao visitar uma das mães. Em vídeo publicado no Twitter de Marcelo Queiroga, a mãe narra que, desde dezembro, o filho não teve nenhuma reação adversa.
Estive na casa da Maricelia, mãe de um menino de 6 anos. Orientei a Prefeitura como proceder. O @minsaude estará a disposição e irá monitorar bem de perto a situação.
Aos profissionais de saúde: sigam à risca as orientações do @minsaude para que casos como esse não se repitam! pic.twitter.com/cjnqhQxIMj
— Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) January 17, 2022
“Essas vacinas foram aplicadas de maneira inadvertida, é o que consideramos erro vacinal. São 48 crianças e incumbe às autoridades sanitárias locais e do estado fazer essa vigilância”, afirmou Queiroga, em agenda no estado.
A técnica de enfermagem responsável pela aplicação dos imunizantes foi ouvida pelo Ministério Público Federal (MPF), que instaurou investigação. A profissional disse que recebeu ordem do setor de Imunização da Secretaria de Saúde do município para vacinar todas as pessoas da comunidade, “pois as vacinas da Pfizer estavam para vencer”.