metropoles.com

Queiroga: intervalo de aplicação da Pfizer será reduzido em setembro

Período entre aplicação das doses será reduzido de 90 para 21 dias, conforme previsão em bula. Declaração foi feita neste sábado (14/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
Ministro da Saúde Marcelo Queiroga esteve na Maré para dar esclarecimentos sobre a vacinação em massa 11
1 de 1 Ministro da Saúde Marcelo Queiroga esteve na Maré para dar esclarecimentos sobre a vacinação em massa 11 - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o intervalo de aplicação entre as doses da Pfizer contra a Covid-19 será reduzido em setembro. A declaração foi dada neste sábado (14/8), em Brasília, durante o evento-piloto do Programa de Testagem em Massa contra o coronavírus.

O ministro já havia comentado que a redução seria feita após a vacinação de todos os brasileiros maiores de 18 anos com ao menos uma dose. Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda que o segundo reforço seja administrado após 90 dias. Com a mudança, o prazo cairá para 21 dias, conforme previsto em bula.

“À medida que a gente avance na primeira dose, já se rediscutiu colocar a Pfizer com intervalo de 21 dias. Daí a gente avança na segunda [dose]. [Deve ser em] setembro. Já atingimos 70% da população acima de 18 anos com a primeira dose”, afirmou o titular do Ministério da Saúde.

Em julho, o Metrópoles noticiou que a câmara técnica da pasta decidiu, em conjunto, que a redução do prazo ocorra após a finalização da vacinação dos adultos com uma dose. O órgão publicou nota técnica com recomendações para os gestores estaduais e municipais sobre o tema.

Segundo integrantes da Saúde, estudos mostram que, no atual cenário da pandemia no Brasil, seria mais importante ter um número maior de brasileiros vacinados com a primeira dose do que totalmente imunizados com as duas doses.

O documento foi uma reação à iniciativa de alguns govenadores e prefeitos de encurtar o intervalo entre as duas doses, por receio da variante Delta.

No Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse,  neste sábado, durante inauguração de uma via no Paranoá, que vai seguir a orientação do Ministério da Saúde quanto à antecipação da segunda dose das vacinas.

A preocupação dos gestores é com a variante Delta, que circula no país. “Nós estamos seguindo a orientação do Ministério da Saúde no que diz respeito à antecipação de doses. Então, todas as vezes que eles colocam possibilidade de antecipação, a gente tem feito. Agora é preciso tomar muito cuidado para que a gente não tenha falta de doses para aqueles que chegarem nas datas corretas”, frisou Ibaneis Rocha.

No DF, há pelo menos 75 casos de contaminação com a nova cepa da Covid. Planaltina concentra o maior número — 21. Ceilândia e Plano Piloto têm 9 confirmações cada, e há outras 7 ocorrências registradas em Santa Maria.

3 imagens
Prefeitura do Rio quer incentivar as pessoas a tomarem a vacina contra Covid-19
Vacinação da Pfizer contra a Covid-19 no Rio de Janeiro
1 de 3

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde

Aline Massuca/Metrópoles
2 de 3

Prefeitura do Rio quer incentivar as pessoas a tomarem a vacina contra Covid-19

Aline Massuca/Metrópoles
3 de 3

Vacinação da Pfizer contra a Covid-19 no Rio de Janeiro

Aline Massuca/Metrópoles
Testagem em massa

O ministro da Saúde participou, neste sábado, de um evento-piloto para avaliar o funcionamento do Programa Nacional de Testagem em Massa contra a Covid-19.

A realização de exames em massa para detectar o coronavírus foi anunciada pelo governo federal em maio, mas ainda não havia saído do papel. O evento ocorreu na Feira dos Importados, local com grande circulação de pessoas no Distrito Federal. Queiroga estava acompanhado de Flávia Arruda, ministra da Secretaria de Governo de Bolsonaro.

Cerca de 200 voluntários participaram da ação. Com parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Ministério da Saúde pretende adquirir cerca de 60 milhões de testes por mês. Desses, 4 milhões serão distribuídos aos estados nos próximos 15 dias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?