metropoles.com

Queiroga diz que variante Gama foi identificada na Copa América

Segundo o ministro da Saúde, relatório com o detalhamento dos casos de Covid-19 no torneio será divulgado antes da final, prevista para 10/7

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Feliccianno/Metrópoles
Ministro da saúde, Marcelo Queiroga, aplica a dose da vacina contra a Covid no ministro Marcos Pontes e no Presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
1 de 1 Ministro da saúde, Marcelo Queiroga, aplica a dose da vacina contra a Covid no ministro Marcos Pontes e no Presidente da Caixa, Pedro Guimarães. - Foto: Rafaela Feliccianno/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o órgão identificou a variante Gama, descoberta inicialmente no Amazonas, entre os casos de contaminação por Covid-19 na Copa América. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (7/7), durante coletiva de imprensa.

O último balanço divulgado pela pasta, no dia 4 de julho, aponta que o número de casos positivos é de 165. Do total de infectados, 37 são jogadores e membros de seleções e 125 são prestadores de serviços. Há também três integrantes da Conmebol doentes, entre participantes das equipes médica, de logística e de arbitragem.

Apesar dos casos positivos, Queiroga defendeu que o protocolo adotado na Copa América teve resultado positivo. Para o ministro, o evento “mostra que é possível conciliar o enfrentamento à pandemia com o retorno das atividades”.

3 imagens
Gandula limpa a bola com álcool antes de devolvê-la para o jogo. Medida faz parte dos protocolos tomados pela Conmebol durante a pandemia do coronavírus
Taça da Copa América no Mané Garrincha
1 de 3

Copa America

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 3

Gandula limpa a bola com álcool antes de devolvê-la para o jogo. Medida faz parte dos protocolos tomados pela Conmebol durante a pandemia do coronavírus

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 3

Taça da Copa América no Mané Garrincha

Igo Estrela/Metrópoles

“A quase totalidade dos casos positivos era de prestadores [de serviço]. Eles adquiriram a Covid na comunidade, como qualquer um de nós. Eles vão ficar no Brasil porque são brasileiros. Houve casos de atletas que testaram positivo ao chegar no Brasil. Quando o caro era positivo, o indivíduo era isolado”, disse o titular da Saúde.

Queiroga afirmou, ainda, que divulgará um relatório com o detalhamento das infecções durante o torneio antes da final, prevista para ocorrer no sábado (10/7), no Rio de Janeiro. A competição esportiva começou no dia 13/6, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Ao menos 19 atletas e membros de comissão técnica de seleções que disputam o torneio testaram positivo para o novo coronavírus antes mesmo da competição ser iniciada. A realização da Copa América no Brasil foi autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e quatro unidades federativas sediam os jogos: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?