metropoles.com

Queiroga diz que “logo, logo” brasileiro não precisará usar máscara

Em junho, ministro da Saúde havia negado “pressa” para desobrigar uso do equipamento. Estudo está sendo feito a pedido de Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles – 15/07/2021
Queiroga
1 de 1 Queiroga - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles – 15/07/2021

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta segunda-feira (26/7), que “logo, logo” o brasileiro não precisará mais usar máscara como medida de proteção contra a Covid-19.

A declaração foi feita durante conversa com a imprensa, no Palácio do Planalto. Na ocasião, Queiroga foi questionado sobre estudo encomendado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que visa desobrigar o uso do equipamento para quem já foi infectado ou vacinado contra a doença.

“[Está] caminhando. À medida que o número de óbitos diminui e a gente avança na campanha de vacinação, logo, logo não precisaremos mais de máscara”, pontuou o titular da pasta federal da Saúde.

Em junho, Queiroga disse que “não havia pressa” para finalizar o estudo, e enfatizou que a decisão quanto ao assunto seria tomada com base na ciência.

A determinação de Bolsonaro para desobrigar o uso de máscara foi feita em 10 de junho.

“Enquanto eu for presidente, nós vamos lutar para que o cidadão de bem tenha armas e seja desobrigado a usar máscara, com o parecer do Ministério da Saúde favorável nesse sentido”, declarou o mandatário, em 17 de junho.

Apesar da insistência do chefe do Executivo no assunto, especialistas explicam que, mesmo depois de vacinadas, as pessoas precisam usar máscara e evitar aglomerações.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dispensa dos cuidados básicos, como o uso da máscara, só pode acontecer quando não há mais transmissão comunitária da doença e, segundo especialistas, isso não depende apenas da vacinação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?