metropoles.com

Queiroga diz que grupos prioritários podem ser vacinados até setembro

Neste grupo estão pessoas acima de 60 anos, com outras doenças, diabetes ou hipertensão, por exemplo, e grupos de trabalhadores essenciais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Coletiva de imprensa do comitê de combate a covid no plácio do planalto ministro marcelo queiroga
1 de 1 Coletiva de imprensa do comitê de combate a covid no plácio do planalto ministro marcelo queiroga - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, nesta quarta-feira (21/4), que a previsão é de que todos os grupos prioritários sejam imunizados contra a Covid-19 antes de setembro. Dentre os contemplados estão pessoas acima de 60 anos, com outras doenças, diabetes ou hipertensão, por exemplo, e grupos de trabalhadores essenciais, como professores e forças de segurança.

Em coletiva de imprensa, o chefe da pasta afirmou: “O processo de vacinação do Brasil tem ocorrido de forma cada vez mais célere. Se continuar nesse ritmo, até setembro, pode-se atingir a imunização da população prevista no PNI. Nosso objetivo é que isso ocorra antes”.

O ministro afirmou que as mudanças nos calendários de entrega de vacina e de imunização aos atrasos de fornecedores. Queiroga ainda confirmou que a Saúde negocia mais 100 milhões de doses da vacina da Pfizer, mirando a campanha de imunização de 2022.

Desde o início da pandemia, o governo mudou várias vezes as previsões para imunizar a população. No mês de dezembro, a Saúde esperava ter imunizado 50 milhões, volume do grupo prioritário à época, em 3 meses após o começo da campanha. O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello tinha dito, em março, que metade da população apta a receber a vacina seria imunizada no primeiro semestre.

Kit

Na ocasião, Queiroga ainda disse que o que pode aliviar a crise nos hospitais diante da pandemia de Covid-19 é a chegada de insumos para o kit intubação – uma série de medicamentos que auxiliam no tratamento contra a doença.

O chefe da pasta ainda disse que a fase mais crítica desse problema está próxima de acabar. “Na próxima semana, chegarão 80 mil itens do kit doados pela Espanha”, ressaltou.

4 imagens
Marcelo Queiroga
Vacina Covid-19
Vacinação contra a Covid-19
1 de 4

Ministro Marcelo Queiroga

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

Marcelo Queiroga

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

Vacina Covid-19

Arthur Menescal/Especial para Metrópoles
4 de 4

Vacinação contra a Covid-19

Gustavo Moreno / Especial para o Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?