metropoles.com

Queiroga diz que governo negocia compra de 100 mi de doses da Moderna

Afirmação foi feita na manhã desta segunda-feira (7/6). Ministro apontou que esse tipo de acordo internacional é “sensível”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro Marcelo Queiroga durante evento de Assinatura do contrato de transferência de tecnologia da AstraZeneca para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Brasília.
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro Marcelo Queiroga durante evento de Assinatura do contrato de transferência de tecnologia da AstraZeneca para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Brasília. - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a pasta trabalha para a aquisição de 100 milhões de doses de vacinas da Moderna contra a Covid-19. A afirmação foi feita na manhã desta segunda-feira (7/6), em conversa com jornalistas.

O cardiologista não deu mais detalhes sobre as negociações e afirmou que esse tipo de acordo internacional é “sensível”. Ressaltou, no entanto, que o ministério está trabalhando para adquirir imunizantes prontos, que não precisam ser fabricados no Brasil.

“Estamos trabalhando para conseguir 100 milhões de doses da Moderna para fortalecer ainda mais o nosso Programa Nacional de Imunização (PNI). Quando tiver um contrato definido, nós comunicamos. São negociações internacionais sensíveis, nós podemos antecipar e estamos negociando com a Moderna, bem como buscando antecipação de doses prontas”, afirmou.

O titular da Saúde também agradeceu aos Estados Unidos pela doação de vacinas a países da América Latina, incluindo o Brasil. A medida foi anunciada pelo presidente norte-americano, Joe Biden, na última quinta-feira (3/6).

Serão 6 milhões de imunizantes entregues pelo consórcio internacional Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde. Queiroga disse que ainda não sabe quantas doses e quais vacinas o Brasil receberá.

“Não sei ainda o número exato de doses que vão chegar [dos EUA], e isso vai ser por partes. Quando tivermos um número exato, nós falamos para vocês, mas já é uma excelente notícia”, declarou.

3 imagens
Ministro Marcelo Queiroga
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
1 de 3

Presidente Jair Bolsonaro e o ministro Marcelo Queiroga durante evento de Assinatura do contrato de transferência de tecnologia da AstraZeneca para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Brasília.

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 3

Ministro Marcelo Queiroga

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 3

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Janssen

O ministro também falou que as 3 milhões de doses da Janssen, antecipadas para o mês de junho, fortalecerão a campanha de imunização no Brasil. A vacina da Janssen é eficaz contra a Covid-19 com apenas uma aplicação. Portanto, 3 milhões de doses equivalem a 3 milhões de pessoas protegidas.

O país tem um contrato de 38 milhões de vacinas firmado com a farmacêutica. As doses estavam previstas para o fim do ano, mas parte deve chegar ao território nacional até o fim de junho.

Segundo o Ministério da Saúde, 48,8 milhões de pessoas receberam a 1ª dose da proteção contra a Covid-19, e 22,8 milhões tomaram a 2ª aplicação e estão com o esquema vacinal completo.

Agenda com embaixador

Ainda na manhã desta segunda-feira, Queiroga recebeu o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley. Segundo o ministro, o objetivo do encontro foi tratar “sobre os desafios mundiais no enfrentamento à Covid-19”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?