Queiroga dá “pito” em Izalci Lucas, que estava ao ar livre sem máscara
Apesar de dizer que não era nenhuma crítica a Izalci Lucas, ministro disse que precisamos passar “mensagem para a sociedade” sobre o uso
atualizado
Compartilhar notícia
Durante a 18ª sessão da Comissão temporária Covid-19 no Senado, na manhã desta segunda-feira (26/4), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, aproveitou sua fala para falar da importância do exemplo no combate à doença. E, por isso, citou o fato de o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) estar praticando atividade física ao ar livre sem a máscara.
“Estou vendo aqui o nosso querido senador Izalci Lucas praticar atividades físicas e ele está sem máscara“, sorriu Queiroga, em transmissão on-line.
O ministro lembrou que, embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) queira flexibilizar a prática de atividade de física ao ar livre sem máscara, “é fundamental que todos nós passemos uma mensagem para a sociedade que a utilização é algo prioritário”, apontou.
“Aqui não é nenhuma crítica ao senador, evidentemente”, avisou Queiroga.
Ao Metrópoles, o senador reconheceu que acompanhava a sessão enquanto andava de bicicleta no Lago Sul, em Brasília. “A ciclovia estava vazia, eu estava sozinho e estava ventando bastante”, comenta Izalci.
Apesar da reclamação no ministro, o parlamentar não se sentiu ofendido. “Perguntei para ele sobre qual a recomendação. Eu acho que se exercitar ao ar livre, sozinho, sem máscara, é menos vulnerável do que eles que ficam sem máscara em gabinetes”, pondera.
Ele conclui: “O ministro não teve o objetivo de recriminar. Ele chamou a atenção por curiosidade ou pensou que eu estava em um lugar muita gente, andando para cima e para baixo sem máscara, o que não é verdade”, salientou.
A sessão foi apresentada pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO). Em sua apresentação, Queiroga disse que falaria sobre o acompanhamento do que está sendo feito contra a pandemia da Covid-19. Citou que já morreram mais pessoas em 2021 do que em 2020 inteiro por causa da doença.
Ele também deu detalhes do Plano Nacional de Imunização e das campanhas para prevenção da doença, principalmente sobre uso de máscara.