Queiroga crê que pandemia deve se tornar endemia no fim do trimestre
Em agenda em Alagoas, ministro afirmou que este cenário no Brasil, semelhante ao da Europa, “só será alcançado com muito trabalho”
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ponderou nesta sexta-feira (4/2) a possibilidade de a pasta “rebaixar” a pandemia da Covid-19 a uma endemia. A declaração foi dada em agenda conjunta com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em Pilar (AL).
“Fortalecemos nosso sistema de saúde, fortalecemos os hospitais, ampliamos as vagas de terapia intensiva e melhoramos a remuneração. Com isso, já projetamos um ambiente melhor para o nosso país, para, até o fim desse trimestre, quem sabe, rebaixar a pandemia para o grau de endemia, como está acontecendo na Europa. Mas temos que trabalhar muito para isso”, afirmou.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença e o termo passa a ser usado quando uma epidemia, surto que afeta uma região, se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.
Já a endemia ocorre quando a doença é recorrente em uma determinada região, mas não há um aumento significativo no número de casos e a população convive com ela. Um exemplo é a dengue, tem caráter endêmico no Brasil.
Queiroga também aproveitou a oportunidade para cutucar os governadores membros do Consórcio Nordeste. “Todas as 430 milhões de doses contra a Covid-19 foram adquiridas e distribuídas pelo governo federal. Tem um consórcio de governadores que falou que iria distribuir vacinas. Cadê essas vacinas?”, provocou.
Queiroguinha candidato
O ministro participou da cerimônia de entrega do Residencial II, III e IV no município alagoano de Pilar. Ainda acompanhado de Marinho, presenciou a inauguração da barragem Retiro, em Cuité (PB).
Apesar dos rumores de envolvimento nas eleições deste ano, Queiroga deve lançar o filho a deputado federal pelo PL na Paraíba. Antonio Queiroga, conhecido como Queiroguinha, se filiará nas próximas semanas para disputar o cargo.