Queiroga aprova em parte recurso da Conitec para tratamento de Covid
O grupo elaborou quatro diretrizes para tratamento de Covid-19, mas os estudos foram rejeitados pelo ex-secretário de Ciência e Tecnologia
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acatou parcialmente o recurso de pesquisadores ligados à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec). A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (14/4).
O grupo elaborou quatro diretrizes para tratamento de Covid-19, mas os estudos foram rejeitados pelo ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Hélio Angotti. Uma das pesquisas contraindicava o uso de medicamentos do chamado kit Covid para tratamento de pacientes.
Na decisão, Queiroga solicita alterações nos estudos sobre tratamento hospitalar de pacientes com Covid. O ministro pede o medicamento baricitinibe nas diretrizes hospitalares.
Em abril deste ano, após aval da Conitec, o governo federal incluiu o medicamento no rol de políticas públicas do SUS. Segundo o órgão federal, o remédio baricitinibe será disponibilizado para tratamento de pacientes adultos, hospitalizados e que necessitem de oxigênio por máscara ou cateter nasal.
Na decisão desta quinta-feira, Queiroga também pede que a Conitec inclua a recomendação de adequação do medicamento tocilizumabe nas diretrizes para tratamento hospitalar contra Covid.
Veja a publicação no Diário Oficial da União:
conitec by Rebeca Borges on Scribd