metropoles.com

Queiroga aplica vacina da Covid-19 em trabalhadores do Porto de Santos

Ação ocorreu durante a cerimônia de lançamento da campanha de imunização de profissionais de portos e aeroportos, nesta quinta-feira (27/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Ministério da Saúde
Ministros Marcelo Queiroga e Tarcísio Gomes de Freitas vão a Santos-SP para dar início à vacinação de trabalhadores de portos e aeroportos
1 de 1 Ministros Marcelo Queiroga e Tarcísio Gomes de Freitas vão a Santos-SP para dar início à vacinação de trabalhadores de portos e aeroportos - Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, aplicou a vacina contra a Covid-19 em dois trabalhadores do Porto de Santos, em São Paulo. A ação ocorreu durante a cerimônia de lançamento da campanha de imunização de profissionais de portos e aeroportos, nesta quinta-feira (27/5).

A proteção desses trabalhadores contra o coronavírus foi anunciada na última terça-feira (25/5). A pasta enviou doses suficientes para a imunização de 202 mil pessoas a todos os estados e ao Distrito Federal. O fármaco utilizado é o da AstraZeneca/Oxford, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Na ocasião, 30 trabalhadores receberam a primeira dose da vacina de forma simbólica. Os profissionais imunizados por Queiroga foram Jefferson Demétrio e Noêmio Pompeu. A imunização dos demais integrantes do grupo prioritário em Santos será continuada no dia 1º de junho.

Portuários e aeroportuários faziam parte das prioridades do Programa Nacional de Imunização (PNI), mas tiveram a imunização antecipada. Segundo Queiroga, a medida atende a um pedido do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que também participou da solenidade.

Queiroga também citou a variante B.1.6.17, detectada inicialmente na Índia, como uma das razões para acelerar a vacinação desse grupo. Até o momento, o governo federal confirmou sete casos: seis em São Luiz, no Maranhão, e um em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

“Nós só temos um único inimigo, um inimigo que sofre mutações. Para tentar conter a propagação comunitária de variantes do vírus, e sabendo da importância dos trabalhadores dos portos e dos aeroportos, o ministro Tarcísio propôs que os senhores fossem incluídos como um grupo que deveria ser priorizado nesse momento”, disse o titular da Saúde.

2 imagens
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em depoimento à CPI da Covid-19
1 de 2

Marcelo Queiroga e Tarcísio de Freitas

Divulgação/Ministério da Saúde
2 de 2

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em depoimento à CPI da Covid-19

Jefferson Rudy/Agência Senado
“Saúde e economia”

Marcelo Queiroga também disse que a vacinação dos trabalhadores de portos e aeroportos marca o “compromisso do governo com saúde e economia”.

“Todos sabem que o governo federal sempre teve o compromisso de conciliar o binômio saúde e economia. Aqui no porto de Santos e em todos os portos da federação nós vemos esse binômio. Vocês ajudam a movimentar a economia do Brasil trazendo insumos que são úteis”, disse.

Vacinação

O cardiologista ressaltou, mais uma vez, que pretende vacinar toda a população adulta brasileira até o fim de 2021.

“Nosso compromisso é acelerar a campanha de vacinação no Brasil para que, até o fim do ano, no mês de dezembro, nós tenhamos a nossa população vacinada”, prometeu.

“A garantia que nós faremos isso são as 38 mil salas de vacinação espalhadas por essa grande nação, que com doses de vacinas suficientes são capazes de vacinar ate 2,4 milhões todos os anos. No mês de julho, nós superaremos mais de 100 milhões de doses distribuídas aos estados e municípios”, concluiu.

Além de Queiroga e Tarcísio, participaram do evento o prefeito de Santos, Rogério Santos, e o presidente da Federação Nacional dos Estivadores, Adilson Pereira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?