Queimadas no Rio de Janeiro tiveram alta de 140%, aponta Inpe
Governo do Rio de Janeiro determinou o fechamento temporário de todos os parques em decorrência do fogo no estado
atualizado
Compartilhar notícia
O estado do Rio de Janeiro registrou alta de 140% nas queimadas em setembro de 2024, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram 255 focos de calor, de 1º a 13 de setembro, contra 106 em todo mês de setembro de 2023. Os dados são do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Em decorrência das queimadas no estado, o governo fluminense determinou o fechamento temporário de todos os parques. Segundo o Corpo de Bombeiros, somente na sexta-feira (13/9) foram extintos cerca de 330 focos de incêndio no estado.
O valor acumulado de janeiro a setembro deste ano é o segundo maior dos registrados nos últimos 10 anos, atrás apenas de 2014, quando foram detectados 1.283 focos de calor.
O secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, informou que a visitação de turistas aos parques foi suspensa. “É importante falar que estamos com uma parceria muito grande com a delegacia de proteção ao meio ambiente, contra os crimes ambientais. Importante dizer que pessoas façam suas denúncias, porque, infelizmente, tem muita gente que aproveita os momentos de seca para cometer crimes ambientais”, indicou.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de poucas nuvens e temperatura de 31ºC na cidade do Rio de Janeiro neste domingo (15/9), sem possibilidade de chuvas nos próximos dias.