metropoles.com

FAB aciona Cenipa para investigar queda de avião no AM; 14 morreram

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou o ocorrido no Amazonas e afirmou que os investigadores do órgão já foram acionados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem colorida do avião caído na cidade de Barcelos, no Amazonas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do avião caído na cidade de Barcelos, no Amazonas - Metrópoles - Foto: Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou a investigação da queda do avião que caiu com 14 pessoas na cidade de Barcelos, no Amazonas, neste sábado (16/9). Estavam na aeronave 12 turistas americanos, além do piloto e do copiloto. Segundo o prefeito da cidade, Edson de Paula Rodrigues Mendes, todos morreram.

Em nota, a FAB confirmou que os investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Vinícius Almeida, informou que o grupo de turistas americanos estava na região para a prática de pesca esportiva.

O resgate dos corpos e a perícia ocorrerão na manhã deste domingo (17/9).

3 imagens
Avião transportava 14 pessoas; todas morreram
Avião caído na cidade de Barcelos, no Amazonas
1 de 3

Entre os passageiros do avião havia turistas

Reprodução/Twitter
2 de 3

Avião transportava 14 pessoas; todas morreram

Reprodução/BNC Amazonas
3 de 3

Avião caído na cidade de Barcelos, no Amazonas

Divulgação

Na ação inicial do Seripa VII, serão coletados e avaliados os dados da ocorrência. Haverá a preservação dos indícios, a verificação inicial de danos causados à ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias ao processo de apuração da queda do avião.

O avião saiu de Manaus e levava o grupo de turistas. A queda ocorreu por volta das 15h (horário de Brasília), próximo ao aeroporto da cidade amazonense. A aeronave modelo Bandeirante tem matrícula PT-SOG.

Chovia na cidade antes do acidente, o que pode ter contribuído para a tragédia. A chuva também causou falta de energia elétrica na região.

Confira a íntegra da nota da FAB:

“Investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), localizado em Manaus (AM), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-SOG, neste sábado (16/09), em Barcelos (AM).

Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.

O Cenipa tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?