Quebra-cabeça lógico ainda é desafio mesmo para IAs mais avançadas
Problema envolve simples exercício de quebra-cabeça lógico: “Alice tem [X] irmãos e [Y] irmãs. Quantos irmãos tem o irmão de Alice?”
atualizado
Compartilhar notícia
Os produtos advindos da Inteligência Artificial (IA) têm remodelado o mundo. Não é exagero dizer que as tecnologias estão passando por uma revolução sem precedentes que, ao que parece, tende à continuidade e cada vez mais também ao desenvolvimento. No entanto, existe uma questão lógica simples, como um quebra-cabeça lógico, que até mesmo a IA mais avançada não consegue resolver, como demonstra um recente estudo.
O artigo, que ainda não passou pela revisão de especialistas, discute o dilema da IA conhecido como “Alice no País das Maravilhas” – ou AIW. O problema envolve um simples exercício de lógica: “Alice tem [X] irmãos e [Y] irmãs. Quantos irmãos tem o irmão de Alice?”.
Os estudos exploraram várias versões do problema, como alternando os valores de X e Y ou modificando as instruções para incluir condições adicionais, mas o raciocínio básico necessário para resolver o enigma foi inexistente.
Confira a reportagem completa em SoCientífica, parceiro do Metrópoles.