Quatro pessoas são internadas com suspeita de “Vaca Louca” no RJ
De acordo com a Vigilância em Saúde de Niterói, todos os casos suspeitos foram informados e estão sendo monitorados
atualizado
Compartilhar notícia
Quatro pessoas suspeitas de terem a doença de Creutzfeldt-Jakob, que ficou conhecida como “Vaca Louca”, estão internadas em três hospitais particulares de Niterói (RJ). O primeiro paciente foi atendido há dois meses, mas ainda não houve confirmação laboratorial.
Segundo o jornal Extra, o Hospital Icaraí, também de Niterói, registrou outro atendimento, no começo de janeiro, a duas pessoas que apresentavam os sintomas. O quarto indivíduo está internado no Hospital das Clínicas da Alameda.
De acordo com a Vigilância em Saúde de Niterói, todos os casos suspeitos foram informados e estão sendo monitorados pela Fundação Municipal de Saúde. Ainda não há relaçao desses casos com o consumo de carne.
A Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) é uma Encefalopatia Espongiforme Transmissível que tem caráter neurodegenerativo não existindo tratamento e sendo fatal em todos os casos. É causada por uma partícula proteinácea infectante denominada de “prion’’.Os sintomas geralmente são perda progressiva de memória, espasmos musculares prolongados, sonolência e dificuldades para dormir corretamente, raciocínio lento e dificuldade de concentração, problemas de visão e dificuldades na coordenação de movimentos, cansaço físico e falta de discernimento.