Quatro pessoas morrem em tempestade de poeira que atingiu São Paulo
É a segunda ocorrência do tipo em uma semana. O fenômeno é conhecido como haboob, sendo visto com maior frequência no exterior
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo menos quatro pessoas morreram e seis ficaram feridas na sexta-feira (1º/10) durante as tempestades de poeira que atingiram o interior de São Paulo. É a segunda tempestade do tipo em uma semana.
Três pessoas morreram em Santo Antônio do Aracanguá, próximo a Araçatuba. Elas foram envolvidas pela nuvem de fumaça e fogo que se levantou quando o temporal atingiu um pasto em chamas. Já em Tupã, um homem foi atingido pelos escombros de uma obra derrubada pelo vento.
Confira imagens do ocorrido:
TEMPO | Tempestade de areia nesta tarde em Andradina (SP) em vídeo via @Gehlopez92. pic.twitter.com/38YWRQVjKI
— MetSul.com (@metsul) October 1, 2021
O fenômeno é conhecido como haboob, sendo visto com maior frequência no sudoeste dos Estados Unidos, na península arábica e na Austrália. Um haboob é um tipo de tempestade de poeira que se forma a partir de uma tempestade comum de chuva e vento. Geralmente são muito grandes, podem ter milhares de metros de altura e até 160 quilômetros de largura.
Durante as tempestades tradicionais, o ar frio desce para o solo e se espalha radialmente. Era o caso do interior de São Paulo, com a área seca mais intensa no momento no território brasileiro, de acordo com o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas (ANA).