Quatro mortes por gripe foram confirmadas em Goiás este ano
Última vítima da gripe era uma criança que morava em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Saúde enfatiza importância da vacinação
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Uma criança que morava em Formosa, na região do Entorno do Distrito Federal morreu vítima do vírus influenza. Com essa confirmação, Goiás chegou a um total de quatro óbitos pela gripe em 2023. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO).
De acordo com a SES-GO, das quatro vítimas registradas neste ano, duas moravam em Goiânia, uma em Formosa e uma em Senador Canedo, na região metropolitana da capital. Conforme a pasta, duas vítimas eram do sexo masculino, com idades entre 15 e 21 anos, e um óbito foi de um bebê de 5 meses.
Baixa procura
O estado de Goiás antecipou o início da Campanha de Vacinação contra a influenza do dia 10 para o dia 4 de abril. De acordo com a SES-GO, a decisão aconteceu após uma análise epidemiológica constatar o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e de síndrome gripal em 23 unidades espalhadas em todo o Estado.
No entanto, a cobertura vacinal não tem sido satisfatória. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, até o momento, nem a metade do esperado foi atingido. Segundo ela, a meta é vacinar 90% das pessoas que integram os grupos prioritários.
A campanha de vacinação contra a influenza vai até o dia 31 de maio. Podem se vacinar: pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas; indígenas; crianças de 6 meses a 6 anos; professores; pessoas com comorbidades; trabalhadores do transporte coletivo; portuários; profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; servidores do sistema carcerário; população privada de liberdade e adolescentes que cumprem medida socioeducativa.
Caso esteja sentindo algum sintoma de gripe, a orientação da SES-GO é procurar a unidade de saúde mais próxima e esperar os sintomas passarem para se vacinar.