metropoles.com

Quatro em cada 10 empresas que quebraram foram atingidas pela pandemia

Entre os 2,7 milhões de negócios sobreviventes no período, 70% alegaram que a pandemia teve um impacto negativo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Comércio no DF
1 de 1 Comércio no DF - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quinta-feira (16/7), mostra que quatro em cada 10 empresas que fecharam as portas em junho precisaram interromper as atividades por conta da pandemia do novo coronavírus. Das 1,3 milhão, 39,4% estavam com as vendas encerradas na primeira quinzena de junho devido à crise.

Os dados fazem parte da primeira etapa da “Pesquisa Pulso-Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas”. Entre os 2,7 milhões de negócios sobreviventes no período, 70% alegaram que a pandemia teve um impacto negativo. Outros 16,2% consideraram que o efeito foi pequeno ou inexistente e somente 13,6% afirmaram que a doença trouxe consequências positivas e oportunidades.

Segundo a pesquisa, os setores mais atingidos foram: serviços (74,4%), indústria (72,9%), construção (72,6%) e comércio 65,3%. Além disso, entra as 4 milhões de empresas em funcionamento, 67,4% trabalharam igual ou parcialmente, enquanto 17,6% encerraram as atividades em definitivo.

Quarentena

A pesquisa também revelou as mudanças de comportamento das atividades no início da quarentena e nas primeiras semanas de junho. Sete em cada 10 empresas em funcionamento sofreram diminuição das vendas ou serviços prestados. O impacto foi maior naquelas de pequeno porte.

Entre os setores com maior redução nas vendas estão: construção (73,1%), serviços (71,9%), serviços prestados a famílias (84,5%) e comércio (70,8%), com destaque para a venda de veículos, peças e motocicletas (75,5%). Na indústria, 65,3% das empresas reportaram redução nas vendas.

Além disso, cerca de 60% dos negócios em funcionamento mantiveram o número de funcionários na primeira quinzena de junho em relação ao início da pandemia. Dentre as que reduziram o quadro de pessoal ocupado, 37,6% reportaram uma redução inferior a 25% e 32,4%, uma diminuição entre 26% e 50%.

Cerca de 13% das empresas recorreram a uma linha de crédito emergencial para pagar os funcionários e 44,5% precisaram adiar o pagamento de impostos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?