metropoles.com

Quase 8 milhões de brasileiros foram vítimas de fraudes no último ano

Segundo levantamento, golpes mais comuns são: nome indevido para contratar empréstimos, falsificação de documentos e clonagem de cartões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília (DF), 22/02/2018 Dispositivo da PCDF identifica fraude em impressão digital Local: Instituto de Criminalística da Polícia Civil Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 22/02/2018 Dispositivo da PCDF identifica fraude em impressão digital Local: Instituto de Criminalística da Polícia Civil Foto: Hugo Barreto/Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Um estudo feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima que 7,8 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses. Os dados mostram que a maior parte das ocorrências (41%) está ligada à clonagem de cartões de crédito.

De acordo com o levantamento, outros golpes mais comuns envolvem o uso indevido do nome para contratação de empréstimos (12%), falsificação de documentos para abertura de crediário (10%) e pagamento de boletos falsos (10%), e há ainda pessoas que foram vítimas de clonagem de cartão de débito (7%), falsificação de cheque (7%) e clonagem da placa de veículo (7%).

De acordo com o SPC Brasil, além de prejuízos financeiros e constrangimento, o consumidor sofre com o tempo gasto para resolver os processos burocráticos para regularizar sua situação, como comprovar que não realizou compras indevidas ou resolver uma possível negativação do CPF.

Para auxiliar a população na proteção contra fraudes, o SPC Brasil disponibilizou a ferramenta “SPC Avisa”. Com o serviço, o consumidor receberá informações via e-mail sempre que seu nome for incluído, excluído ou sofrer alterações cadastrais no banco de dados da entidade.

A pesquisa foi realizada em setembro e ouviu 800 consumidores, com idades superiores ou igual a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais. Os entrevistados são de 12 capitais das cinco regiões brasileiras. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e a taxa de confiança, de 95%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?