metropoles.com

Quarenta dias após troca de bebês em maternidade, ninguém foi punido

Polícia Civil de Goiás continua investigando o caso que movimentou a cidade de Trindade. Meninos ficaram com pais errados por 24 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Esp. Metrópoles
bebes trocados Hospital de Urgências de Trindade
1 de 1 bebes trocados Hospital de Urgências de Trindade - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

Quarenta dias após a troca de dois recém-nascidos no Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), ninguém foi responsabilizado pelo erro que movimentou Trindade, município da Região Metropolitana de Goiânia, distante cerca de 240 km de Brasília. A Polícia Civil de Goiás continua as investigações.

José Miguel e Murillo Henrique nasceram no dia 9 de julho. Por uma falha na identificação deles, os bebês foram entregues trocados a Pauliana Maciel, de 27 anos, e Aline Alves, 20. O caso foi descoberto em 26 de julho e os meninos foram destrocados em 1º de agosto.

A chefe da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Renata Vieira, destaca que a apuração continua. “Estou aguardando documentos do Hutrin. Enviei um ofício na semana passada. Como não finalizei (o inquérito), não tem ninguém responsabilizado ainda”, pontua.

A unidade médica garante que tem colaborado com as investigações. “Todos os documentos requisitados pela autoridade policial foram remetidos. A delegada não depende de qualquer documento do hospital para concluir o inquérito”, destaca o porta-voz do Hutrin, Hemiltom Prateado.

Uma técnica em enfermagem do berçário do Hutrin é investigada pela Polícia Civil de Goiás como a responsável pela troca. Ela não teve o nome divulgado. O hospital abriu uma sindicância para apurar a troca de bebês, mas não deu detalhes dos resultados.

O advogado Alaor Mendanha, que defende o casal Pauliana e Genésio Vieira, de 43 anos, acompanha o inquérito. “Faltavam oitivas, inclusive de uma das avós que por muitos motivos não conseguiu ser ouvida. O inquérito deve ser encerrado essa semana”, conta.

13 imagens
1 de 13

Andre Borges/Eps. Metrópoles
2 de 13

Andre Borges/Eps. Metrópoles
3 de 13

Andre Borges/Eps. Metrópoles
4 de 13

Andre Borges/Esp. Metrópoles
5 de 13

Andre Borges/Esp. Metrópoles
6 de 13

Andre Borges/Esp. Metrópoles
7 de 13

Andre Borges/Esp. Metrópoles
8 de 13

Andre Borges/Esp. Metrópoles
9 de 13

André Borges/Especial para o Metrópoles
10 de 13

Andre Borges/Esp. Metrópoles
11 de 13

André Borges/Especial para o Metrópoles
12 de 13

Andre Borges/Eps. Metrópoles
13 de 13

Andre Borges/Eps. Metrópoles

As famílias, apesar de terem destrocado os meninos, continuam convivendo. No domingo (11/08/2019), Murillo Lobo, de 22 anos, e Aline receberam Pauliana e Genésio para um almoço de comemoração do Dia dos Pais e de “mesversário” das crianças. “Elas estão em contato quase o tempo todo”, comenta o advogado.

Relembre o caso
A falta de semelhança fez com que Genésio pedisse um exame de DNA para comprovar a paternidade. Para a surpresa da família, o menino não era filho nem dele nem de sua esposa, Pauliana.

Uma sucessão de erros levou à troca das crianças. Ainda na internação, Pauliana e Aline foram confundidas e levadas para o centro cirúrgico de maneira invertida. A delegada acredita que a confusão deu início ao drama das mulheres que ficaram 24 dias com os filhos trocados. Eles moraram juntos até o caso ser resolvido.

Genésio e Pauliana retomaram a rotina em Trindade. Murilo e Aline voltaram para Santa Bárbara, município goiano distante 27 quilômetros de Trindade.

Esta é a segunda troca de bebês no Hutrin. Em 2017, duas crianças foram entregues a mães erradas. A falha, porém, foi percebida ainda na maternidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?